segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Paróquia celebrará São Francisco: luz de Assis, luz do mundo

Pela primeira vez nossa paróquia estará celebrando São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e dos animais devido sua forte ligação com a natureza, dom divino do Criador. A idéia de celebrar esse exemplo de santidade que fascinou o mundo e fascina até hoje partiu de alguns fiéis e de nosso pároco Pe Zito, grande admirador de São Francisco.
São Francisco nasceu em Assis, de família rica, esbanjava seus bens durante toda a sua juventude até ir para a guerra, quando Deus em sonho lhe apareceu e pediu que o seguisse em suas obras. Ao retornar para sua casa, fraco e doente, o jovem Francisco recebeu outros convites de Deus. Começou a dedicar várias horas de seu dia para admirar as flores do campo, os vôo dos pássaros, o correr das águas. Certa vez distribuiu o bem de seu pai para os pobres, sendo assim deserdado e considerado como louco. Afastou-se de sua família e começou a viver no campo, reconstruindo a pequena igreja de São Damião. Seus trajes eram pobres, andava de pés descalços, cuidava dos leprosos, costumava falar "vejam os lírios do campo, as aves do céu...Deus provém o sustento para elas, porque não podemos ser assim e abandonar as nossas riquezas!" Cada vez, com sua simpatia e simplicidade, conquistava mais corações e mais pessoas junto dele seguiam para ajudar os doentes, mendigos e leprosos.
Ao morrer um novo sinal, recebe em seu corpo as marcas da paixão de Cristo. Francisco de Assis assim se tornou luz e até hoje é admirado por seu despojamento dos bens, seu amor pela criação, sua pobreza e castidade. Certa vez, o Papa João Paulo II disse:

"O mundo tem saudades de ti qual imagem de Jesus crucificado.
Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem,
dos teus pés descalços e feridos,
das tuas mãos traspassadas e implorantes.
Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho.
Ajuda Francisco, os homens de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem a sua purificação na penitência"

Veja a programação dos festejos em homenagem a São Francisco de Assis:
De 29 de Setembro a 1 de Outubro
19h - Tríduo Preparatório na Capela de São João Batista,
celebrando a irmã pobreza, obediência e castidade.

Dia 4 de Outubro (Segunda-feira) - Dia de São Francisco de Assis
18h - Missa de São Francisco com bênção para os animais
na Capela de São João Batista.
19h - Exibição do filme "Irmão Sol, Irmã Lua" que conta sobre a vida
de São Francisco e Santa Clara.

0 comentários: