quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Encontro sobre bem comum e eleições 2010

Na noite do último dia 14 a Pastoral de Educação Política de nossa Arquidiocese proporcionou um belo encontro para todos os eleitores sobre bem comum, cidadania, política e eleições 2010 em palestra realizada por nosso Bispo Auxiliar Dom Roberto.


A palestra realizada na Paróquia Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema, reuniu paroquianos de diversas paróquias do Vicariato Lagos, além de candidatos políticos, representantes de associações e membros de outras igrejas cristãs.
Em suas palavras Dom Roberto explicou a importância do voto cristão consciente para a formação de uma sociedade justa e fraterna que promova o bem-estar familiar. Dentre os vários temas apresentados os presentes puderam saber mais sobre diversas leis e decretos que foram impostos a nossa sociedade e que vão ao contrário do que nos diz a ética e moral cristã, como o polêmico PNDH-3, a Lei do Homofobismo e diversas outras.
Ao ser questionado sobre o votar nas próximas eleições nos disse que “as pesquisas podem mostrar uma tendência, mas não podem influenciar no voto,... no dia 3 iremos levantar e votar, é isso que definirá o nosso voto.” E nos fez uma alerta “O importante também é o depois das eleições, temos que saber em quem votamos e saber cobrar.”
Temas atuais também foram abordados, como o recente caso do pastor americano que queria queimar o Alcorão e nos lembrou que “não podemos agredir as pessoas por terem um credo diferente.” Para encerrar nos lembrou que “ se queremos paz, devemos trabalhar por uma educação de paz e de diálogo”.
Ao fim os presentes puderam fazer perguntas e os candidatos que estavam no encontro puderam expor brevemente seus objetivos e planos políticos. Dom Roberto também comentou e deu seu apoio público ao 1º Encontro das Famílias em Saquarema, que acontecerá no próximo dia 25, a partir das 17h, no Calçadão de Bacaxá.


Candidatos puderam expor suas propostas
Os candidatos que estavam presentes ao fim da palestra puderam expor suas origens e propostas de mandato. Por coincidencia os quatro candidatos que estavam presentes eram católicos, mas todos que comparecessem seriam convidados. Em 3 minutos, cada um pode explicar a sua releção com a Igreja e seus projetos para o futuro.

0 comentários: