domingo, 5 de setembro de 2010

Amizade com Deus dá ao jovem o que ele precisa para viver, diz Papa

Após a Missa celebrada em Carpineto Romano, cidade natal do Papa Leão XVI, Bento XVI recitou a oração do Ângelus com os peregrinos reunidos no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.
O Santo Padre apresentou brevemente sua mensagem dirigida aos jovens do mundo inteiro para a XXVI Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em Madri, na Espanha, em agosto do próximo ano.
O tema escolhido para esta mensagem retoma uma expressão da Carta aos Colossenses do apóstolo Paulo: “enraizados e edificados n’Ele, tornando-vos firmes na fé". Decididamente – salientou o Papa – uma proposta contra-corrente. De fato, perguntou o Papa, "quem é que hoje propõe aos jovens de serem enraizados e firmes?"
"Exalta-se sobretudo a incerteza, a mobilidade, a volubilidade…aspetos que refletem uma cultura indecisa acerca dos valores profundos, aos princípios na base dos quais orientar e regular a própria vida", disse o Papa
"O jovem é como uma árvore que cresce: para se desenvolver bem precisa de raízes profundas que, em caso de tempestades de vento, o mantenham bem firme no terreno. Assim, também a imagem do edifício em construção faz presente a exigência de fundamentos validos para que a casa seja sólida e segura", destacou.
Em seguida, refletindo sobre o ponto central da mensagem aos jovens, o Santo Padre disse que "o amadurecimento pleno da pessoa, a sua estabilidade interior, têm o fundamento na relação com Deus, relação que passa através do encontro com Jesus Cristo. Uma relação de confiança profunda, de autêntica amizade com Jesus é capaz de dar a um jovem aquilo de que precisa para enfrentar bem a vida: serenidade e luz interior, aptidão para pensar positivamente, generosidade em relação aos outros, disponibilidade para o bem, para a justiça e a verdade".
O Papa disse ainda que "para se tornar crente, o jovem é sustentado pela fé da Igreja; se nenhuma pessoa é uma ilha, menos ainda o é o cristão, que descobre na Igreja a beleza da fé partilhada e testemunhada juntamente com os outros na fraternidade e no serviço da caridade".
E concluiu pedindo que à "Virgem Maria que acompanhe com a sua proteção o caminho das comunidades e dos grupos juvenis para o grande encontro de Madri em 2011".

0 comentários: