domingo, 19 de setembro de 2010

Papa visita o Reino Unido

A primeira visita de um Papa como chefe de Estado ao Reino Unido em quase 500 anos começou nesta quinta-feira, 16, e segue até domingo, 19.
Bento XVI é o primeiro Papa a receber um convite oficial do governo para visitar as Ilhas Britânicas desde o cisma que fez surgir a Igreja Anglicana, em 1534. A visita de João Paulo II, realizada em 1982, foi de cunho apostólico, pois ele não foi recebido como chefe de Estado.

Oração celebra a chegada do Papa
Para celebrar a vinda do Papa Bento XVI os britânicos prepararam uma oração:
Deus de verdade e amor, vosso Filho, Jesus Cristo, revela-se como a luz
a todos aqueles que o buscam com sinceridade de coração.
Enquanto esforçamo-nos com vossa graça
para sermos fiéis em palavras e atos,
possamos refletir a amável luz de Cristo
e oferecer um testemunho de esperança e paz para todos.
Rezamos pelo Papa Bento
e aguardamos com alegria
sua próxima visita aos nossos países.
Possa ser um testemunho de unidade e esperança
que é vosso desejo para todas as pessoas.
Nós vos pedimos em Cristo Nosso Senhor.
Amém.


Papa  tem programação durante todos os dias
A principal intenção desta visita de 4 dias do Papa Bento XVI à Inglaterra é a beatificação do Cardeal John Henry Newman, mas o Papa tem uma agenda lotada para todos os dias. São vários encontros com autoridades, dentre elas a Rainha Elizabeth II. Também estão marcados diversos encontros com bispos, em universidades, ecumênicos e encontros com a juventude. O Papa parte neste domingo para Roma, após encerrar todas essas atividades.

Rainha destaca contribuição especial da Igreja no Reino Unido
A Rainha Elizabeth II durante cerimônia de boas-vindas ao Papa: ''liberdade de culto está no centro de nossa sociedade tolerante e democrática''A Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, reconheceu a contribuição especial da Igreja Católica Romana, "particularmente de seu ministério para os mais pobres e mais necessitados da sociedade, seus cuidados com os desabrigados e no ensino ministrado por sua extensa rede de escolas".
Durante a cerimônia de boas-vindas ao Papa, no Palácio Real de Holyroodhouse, a rainha recordou suas quatro visitas ao Vaticano, bem como a visita pastoral de João Paulo II em 1982.
"Sua Santidade, sua presença aqui hoje lembra-nos de nossa herança cristã comum, e da contribuição dos cristãos para a promoção da paz mundial e o desenvolvimento econômico e social dos países menos prósperos do mundo", destacou.

Polícia prende suspeitos de tramar atentado contra o Papa na Inglaterra
A polícia britânica prendeu um sexto suspeito de participar de um plano de atentado contra o papa Bento 16 durante sua visita ao Reino Unido. Mais cedo, a polícia havia anunciado a prisão de outros cinco suspeitos de planejar o ataque.
O sexto suspeito tem 29 anos e foi preso em sua casa no norte de Londres, de acordo com a polícia. A prisão ocorreu durante uma busca em casas e comércios do norte, leste e centro de Londres. Os cinco homens presos anteriormente têm 26, 27, 36, 40 e 50 anos e foram detidos durante uma operação armada.
Segundo as informações da imprensa britânica, os cinco homens eram funcionários da empresa privada Veolia Environmental Services, que tem cerca de 650 garis responsáveis pelas ruas de Westminster.
Um centro de investigações antiterrorismo da Scotland Yard recebeu informações de inteligência que levantaram um alerta e deram início às prisões.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou ontem confiar "totalmente" na polícia britânica e que o papa Bento 16 está calmo e ansioso para o resto de sua visita ao Reino Unido. "Nós estamos totalmente confiantes na polícia e não há planos de mudar o cronograma", afirmou Lombardi. O Vaticano soube das prisões, que ocorreram às 5h45 desta sexta-feira, durante a visita do papa a uma universidade católica no sudoeste de Londres.
De acordo com um porta-voz da polícia metropolitana de Londres citado pelo jornal britânico "Telegraph" os locais de trabalho dos cinco detidos também estão sendo vasculhados enquanto eles são interrogados numa delegacia na região central da capital.
Em meio a protestos, o papa visitou escolas britânicas católicas em seu segundo dia de visita ao Reino Unido e lembrou aos fiéis que sua prioridade era dar um ambiente seguro às crianças, uma frase que atraiu duras críticas em meio ao escândalo do acobertamento de casos de pedofilia na Igreja Católica.

Manifestações também são esperadas
Durante os quatro dias muitas manifestações também são esperadas contra o Papa Bento XVI e a Igreja Católica. Os recentes casos de abuso sexual, o aborto, os métodos contraceptivos e o casamento homosexual são as principais frentes dos protestos. O Papa Bento XVI não mudou nenhum itinerário de sua viagem, mostrando exemplo do apostolado de Cristo, sem medo de manifestações e represárias.

Fonte: Canção Nova e Diário de Cuiabá
Fotos: Logotipo Oficial da Visita do Papa ao Reino Unido, AP

0 comentários: