Pastorais e Movimentos

Pastorais
1.Dimensão Comunitário-Participativa
1.1 Pastoral do Batismo
Missão:Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e Participantes de sua missão. Em nossa Paróquia esta Pastoral é responsável pela preparação de pais e padrinhos, além da cerimônia religiosa.
Responsável: Beto Bravo
Inscrições: Secretaria Paroquial
Reuniões: 1ª e 3ª terça-feira, às 19:30h no Salão Paroquial
Cerimônias: 2º e 4º domingo, às 10:00h na Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazareth

1.2 Pastoral Familiar
Missão: A equipe da Pastoral Familiar, esta se organizando e formando sua equipe para propiciar uma ajuda efetiva para todas as Pastorais e Movimentos que atuam diretamente com a família. A Pastoral Familiar é a ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, por meios de agentes específicos, com metodologia própria.
Responsável: Diácono João Batista e Maria José.

1.3 Pastoral do Dízimo
Missão: O dizimo faz parte do grande projeto de deus para o seu povo e é sim um sistema financeiro. No entatnto, no plano de Deus, dar dizimo apenas, não basta, é necessário dar mais, dar algo de si. Tomemos como exemplo a família bem constituída. Quando ela é equilibrada e inteligente, cada membro contribui de acordo com suas possibilidades e conforme a necessidade.
Responsável: Jussara Bravo

1.4 Renovação Carismática Católica
Missão: O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica, é a expressão máxima e principal da RCC, tendo três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança. Nossa Paróquia apresenta dois Grupos de Oração, são eles:
-Cenáculo Virgem de Nazareth
Responsáveis: Sônia e João
Reuniões: Quintas, às 19:30h na Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazareth
-Grupo de Oração Cristo Rei
Responsáveis: Adilson e Luci
Reuniões: Quartas, às 19:30 na Comunidade de Santa Luzia

2. Dimensão Missionária
 2.1Projeto de Missão - MIPA - Missão Integrada à Pastoral Articulada
Missão: O exemplo missionário da Igreja das origens nos convida a fazer tudo o que está ao nosso alcance para que o espírito missionário se torne cada vez mais uma característica constante e fundamental das nossas paróquias. "O impulso missionário sempre é um sinal de vitalidade, tal como sua diminuição constitui um sinal de crise de fé". As redes foram lançadas a cerca de 3 anos por nosso Pároco, Pe Zito, guiado pelo Documento de Aparecida, que pede pelo conhecer Jesus através do amor.
Responsável: Cleusa Hahn
Reuniões: As reuniões acontecem em pequenas comunidades. Também há Casas de Oração, onde as pessoas podem compartilhar a sua fé. Também participa de saídas de missão pelas comunidades paroquiais.

2.2 Legião de Maria
Missão: Uma Associação formada por leigos. Tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo.O sistema Legionário hoje espalhado por todo o mundo, tem se mostrado eficaz para ajudar o Católico a praticar a sua fé.
Responsável: Maria Izabel Fidelis
Reuniões: Existem espalhados pela Paróquia cerca de 10 Praesidium que fazem suas reuniões semanalmente nas comunidades.

3. Dimensão Bíblico-Catequética
3.1 Iniciação Cristã
Missão: A Iniciação Cristã, como serviço eclesial de transmissão de fé, tem como missão dar a conhecer Jesus Cristo: a Sua vida, palavras, milagres e gestos. Aliás é Cristo o centro da catequese. “Tem que se dizer, portanto, que na catequese é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado — e tudo o resto sempre em relação com Ele; e que somente Cristo ensina; qualquer outro que ensine, fá-lo na medida em que é seu porta-voz, permitindo a Cristo ensinar pela sua boca”(CT 6). Esta Pastoral esta passando por uma transformação nas bases do Plano Pastoral Arquidiocesano. É responsável pelo Catecumenato, Perseverança e Crisma. Possui cerca de 50 catequistas espalhados por toda a comunidade paroquial.
Responsáveis: Eliana Afonso(infanto-juvenil) e Elizabeth Paixão(adulto)
Reuniões: Os catecumenatos acontecem em todas as comunidades com dias e horários estabelecidos.
Inscrições: Durante todo o ano na Secretaria Paroquial e Comunidades.

4. Dimensão Litúrgica
4.1 Pastoral da Litúrgica
Missão: A pastoral litúrgica coordena toda a liturgia da comunidade paroquial. Nela os cristãos, reunidos em comunidade, alimentados pela Palavra, expressam e fortificam a sua fé em Cristo, morto e ressuscitado, e reassumem o desafio de, na força do Espírito, fazer novas todas as coisas.
Responsável: Gelciléia Alves
Reuniões: Quartas, às 19:30h na Capela de São João Batista

4.2 Pastoral da Música
Missão: A música é parte integrante da liturgia e não apenas enfeite. A música será litúrgica quando nela a Igreja reconhecer sua oração, quando ela aparece para acompanhar os textos a serem cantados. Ela possui as mesmas marcas da própria liturgia, participa de sua finalidade “que é a glória de Deus e a santificação dos fiéis”
Responsáveis: Priscilla e Felipe

4.3 Pastoral dos Coroinhas
Missão: Servir o altar; acompanhar o celebrante, rezar e participar das celebrações.O coroinha não é um enfeite. Ele tem uma função importante. Desempenha um ministério, um serviço. Nossa Paróquia conta com cerca de 20 coroinhas, em parceria com a comissão catequética são realizados cursos de admissão de ano a ano.
Responsável: Daniel Junio

4.4 MESC - Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão
Missão: Assim são chamadas as pessoas que são convidadas e preparadas através de cursos para ajudar os sacerdotes. A função dos ministros é principalmente a de levar a Eucaristia aos enfermos e as pessoas que não tem condições de participar das celebrações da Santa Missa nas Paróquias. Também ajudam o sacerdote a distribuir a Sagrada Comunhão nas missas em que haja grande número de fiéis. Nossa Paróquia atualmente conta com cerca de 30 ministros.
Responsável: Cosme 
Reuniões: 4ª Terça, às 19:30h na Capela de São João Batista

5. Dimensão Ecumênica do Diálogo Religioso
Nosso pároco se reune mensalmente com membros de igrejas irmãs de nosso município.

6. Dimensão Sócio-Transformadora
6.1 Pastoral da Saúde
Missão: A pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a ação evangelizadora de todo povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde, nas seguintes dimensões: Solidária, Comunitária e Político Institucional. Em nossa Paróquia visitam e acompanham os enfermos.
Responsável: Carmem Rosa
Reuniões: Quintas, às 15:00h com Terço da Misericórdia e Missa pelos Enfermos na Capela de São João Batista.
 
6.2 Pastoral da Criança
Missão: A Pastoral da Criança tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
Seu trabalho, baseado na solidariedade humana e na partilha do saber, visa o desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações de caráter preventivo e que fortaleçam o tecido social e a integração entre a família e a comunidade.
Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.
Responsável: Clara 

6.3 Pastoral da Juventude
Missão: Pastoral da Juventude é a ação dos jovens como Igreja, unidos e organizados a partir dos Grupos de Jovens. É a juventude evangelizando outros jovens em comunhão com toda a Igreja. A PJ não é apenas uma organização ou uma estrutura como alguns ainda pensam. Na verdade, os grupos de jovens são a base desta pastoral e é no grupo e pelo grupo que a PJ acontece.
Quando o grupo busca aprofundar e viver a fé, atuar na comunidade, descobrir como transformar a realidade e, junto com os demais grupos, ser evangelizador de outros jovens, já está sendo e fazendo Pastoral da Juventude.

6.4 Pastoral da Comunicação
Missão: Pastoral da Comunicação é comunhão, é o elo de ligação entre todos os eventos, pastorais, movimentos, associações que tem na comunidade.
Ela é o que dá comunhão, pulsação nas atividades e na existência da comunidade. É a presença efetiva de toda a comunidade em todo e qualquer evento.A Pascom utiliza-se de todos os meios de comunicação disponíveis e acessíveis ao maior númeor de pessoas possível: Um jornal, um boletim, um mural, página de Internet, etc.
A Pascom deve facilitar a divulgação das atividades paroquiais dentro e fora dela e dos eventos entre as pastorais. É um dos mais eficientes recursos para levar a Boa Nova a todos, sem distinções, separações, medos ou preconceitos. Tem uma responsabilidade muito grande: é a poderosa solução para a necessidade urgente de conversão e evangelização. Elaboração do Jornal "Mensageira da Serra" , Murais e Site da Paróquia. 


6.5 Pastoral da Sobriedade
Missão: A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida. Pela Terapia do Amor trata todo e qualquer tipo de dependência. Propõe mudança. Valoriza a pessoa humana. Em nossa paróquia esta pastoral trabalha juntamente com o Grupo de Oração Maranathá.
Responsável: Jorge  


6.6 Pastoral do Turismo
Missão: O objetivo desta pastoral é certamente educar e preparar os cristãos de modo a que os encontros, eventos, viagens, passeios, peregrinações e afins não seja uma oportunidade perdida, mas que sirva certamente como um encontro de outras culturas, e também um convívio em comunidade.