sábado, 25 de setembro de 2010

Nossos Bispos visitam o Papa Bento XVI

Começou nesta última quinta (23), a visita "ad Limina Apostolorum" dos bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compõe o estado do Rio de Janeiro. Iniciada em setembro do ano passado, a visita de todos os bispos do Brasil se concluirá este ano.

Bento XVI já recebeu alguns bispos como o nosso querido pastor, dom Alano Maria Pena, bispo auxiliar, dom Roberto Francisco Ferrería Paz, o bispo de Campos, dom Roberto Gomes Guimarães, o bispo de Nova Friburgo, dom Edney Gouvêa Mattoso, com o bispo emérito, dom Rafael Llano Cifuentes, e ainda o bispo de Petrópolis, dom Filippo Santoro.

A visita as Limina trata-se da visita que, a cada cinco anos, os bispos do mundo inteiro são chamados a fazer ao Sucessor de Pedro e aos diversos organismos da Cúria Romana. Chama-se "ad Limina Apostolorum" por tratar-se da visita ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo, fundadores da Comunidade Cristã que está em Roma, onde se encontra a Sé de Pedro.


Além do encontro pessoal e em grupo com o Santo Padre, e da visita aos diversos organismos que fazem parte da Cúria Romana, os bispos celebram juntos a santa missa nas quatro basílicas papais de Roma: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior, e São João de Latrão – sede da Diocese de Roma.

A visita ao túmulo dos Apóstolos representa sempre para os bispos um momento de profunda experiência eclesial, de fortalecimento da fé, e de confirmação e renovação na comunhão com o Sucessor de Pedro.

Dom Alano sobre o Papa: “Doce Cristo na Terra"
Partilho com vocês a alegria de um fato ocorrido hoje, 23. Viajaram esta semana para a visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano, os Bispos do Regional Leste 1 da CNBB, onde se encontra a Arquidiocese de Niterói.

D. Alano foi um dos primeiros a estarem hoje com o Santo Padre, no primeiro dia da visita. Ao final da tarde, horário do Brasil, ligou para o Seminário para compartilhar sua alegria por estar com o “Doce Cristo na Terra”, e algo que diz respeito à casa de formação dos futuros sacerdotes de sua Arquidiocese.

Contou-nos que o Papa foi recebê-lo pessoalmente na porta da sala onde se encontrava, e que suas primeiras palavras consistiam num elogio ao nosso Seminário. Alegrou-se o Santo Padre ao ler os relatórios da Arquidiocese e verificar que possuía cerca de 90 seminaristas preparando-se para as Sagradas Ordens.

Sua alegria aumentou quando D. Alano lhe falou acerca de como o Seminário procura acima de tudo a fidelidade ao Magistério Petrino, com uma orientação acadêmica pautada na filosofia perene.

D. Roberto, nosso Bispo Auxiliar, lhe contou neste momento sobre nossos encontros acadêmicos - o Papa ficou feliz por saber de um que promovemos em parceria com a Universidade Federal versando sobre o debate Ratzinger-Habermas - entre outros temas.

Animou-nos a continuar.

Fonte: CNBB, Arquidiocese de Niterói e Canção Nova

0 comentários: