quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Círio 2010 :: 380 anos de fé, amor e devoção à Nossa Senhora de Nazareth

Celebrando os 380 anos da milagrosa aparição de Nossa Senhora de Nazareth, que apareceu aos humildes pescadores e começou a realizar inúmeros milagres e prodígios, Saquarema, mais uma vez emocionou-se com as festividades em honra a sua padroeira.


A festa teve início no dia 30 de agosto com o início da novena, que durante todos os dias nos trouxe o filho da Virgem Maria, Jesus, na Santíssima Eucaristia para Adoração. No dia 6 houve missa presidida por Dom Orani, Arcebispo do Rio de Janeiro, que lembrou o compromisso do cristão com o Reino de Deus, assim como o compromisso assumido por Nossa Senhora. Ele, que já esteve por 5 anos a frente do Círio de Belém do Pará, disse muito emocionado em celebrar no Círio dedicado a Maria mais antigo do Brasil, vendo toda a fé e devoção do povo.No dia 7 de setembro, dia da Pátria, houve missa presidida por Dom Roberto, abade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.
Mais o momento principal foi o dia 8, dia da Natividade de Nossa Senhora. Houve missas às 6, 7, 8, 9, e 10h com diversos padres convidados, todas repletas de fiéis e devotos que subiram as escadarias para agradecer as graças recebidas. Às 12h houve o momento mais solene do dia, a missa presidida por nosso amado Pastor Dom Alano Maria, que em belas palavras enalteceu o compromisso do sim de Maria em ser a Mãe do Salvador. Após a missa nosso Arcebispo emocionado coroou a imagem original de Nossa Senhora de Nazareth, ao som das palmas e dos “vivas” de todos que estavam na Igreja.
Após a coroação a imagem foi exposta para os fiéis, que lotaram a Igreja durante toda a tarde. Vindos de diversas partes de nosso país, como a devota Paula Araújo que agradecia a recuperação de seu filho recém nascido, depositavam inúmeras flores e objetos em agradecimento pelas graças alcançadas.
Às 18h houve a missa dos romeiros, presidida por nosso Pároco, Pe Zito. E às 20h a Imagem da Virgem de Nazareth desceu as escadarias de sua Igreja em procissão. As ruas da cidade já estavam completamente lotadas de fiéis, que viram a Virgem descer em sua bela berlinda ornamentada com inúmeras flores. Assim, durante 2h, ela percorreu o centro da cidade sendo homenageada com fogos e papel picado até retornar a Igreja Matriz, encerrando assim o 380º Círio de Nazareth. Segundo estimativas da Polícia Militar cerca de 150 mil pessoas visitaram Saquarema durante os festejos em honra a Nossa Senhora de Nazareth.


Círio das Rodas e Círio das Águas são novidades
O Círio deste ano apresentou várias novidades dentre elas o Círio das Rodas, que aconteceu no domingo, dia 5, saindo da Igreja de Santo Antônio a imagem seguiu em cortejo pelas ruas até a Igreja Matriz, onde uma multidão já esperava. No dia 7 houve o Círio das Águas, recordando toda a ligação da Virgem de Nazaré com os pescadores. Todos enfeitaram seus barcos e formaram um belo e emocionante cortejo pelas águas da lagoa de Saquarema.

0 comentários: