domingo, 19 de setembro de 2010

Fé não desvaloriza ciência, diz Papa no Reino Unido

O Papa Bento XVI encontrou-se com líderes de outras religiões na Waldegrave Drawing Room da St Mary’s University College. na manhã desta sexta-feira, 17. Participaram da cerimônia os chefes de confissões cristãs e das grandes religiões presentes no Reino Unido: judeus, muçulmanos, hindus e sikhs.
O Pontífice reconheceu que as ciências humanas e naturais fornecem uma compreensão importante de aspectos da existência humana e ajudam a entender o modo como funciona o universo físico, salientando que isso traz grande benefício à família humana.
"Todavia, essas disciplinas não dão resposta, e não podem dá-la, à questão fundamental, pois trabalham em nível totalmente distinto. Não podem satisfazer os desejos mais profundos do coração humano. [...] A busca do sagrado não desvaloriza outros campos da investigação humana. Ao contrário, coloca-os em um contexto que amplifica as suas importâncias como vias através das quais exercitar responsavelmente o nosso ser administradores da criação", afirmou.
Numa época em que as convicções religiosas não são sempre compreendidas ou apreciadas, o Santo Padre indicou o apreço da Igreja católica pelo testemunho de líderes religiosos como homens e mulheres do espírito.
"A presença de fiéis comprometidos nos vários campos da vida social e econômica fala eloquentemente do fato que a dimensão espiritual da nossa vida é fundamental para nossa identidade de seres humanos".
O Bispo de Roma ressaltou que todos os líderes presentes no encontro estão empenhados, de modos diversos, na viagem que oferece resposta à questão mais importante de todas, que diz respeito ao significado último da existência humana.
"A busca do sagrado é a busca da única coisa necessária, a única a satisfazer as expectativas do coração humano", lembrou.

Crença autêntica e diálogo inter-religioso
A crença religiosa genuína sempre indica a transcendência, o dever da vida pacífica com o próximo, a importância de viver uma vida íntegra, disse Bento XVI. "Leva iluminação, purifica os nossos corações e inspira ações nobres e generosas, em benefício de toda a família humana", complementou.
Logo após, o Santo Padre salientou a importância que o Concílio Vaticano II deu ao diálogo e colaboração com seguidores de outras religiões:
"Esse tipo de diálogo deve ser exercido em diversos níveis e não deveria ser limitado a discussões formais. O diálogo da vida implica simplesmente viver lado a lado e aprender um com o outro maneiras de crescer na recíproca compreensão e no recíproco respeito".
Ao mesmo tempo, o Papa indicou áreas em que fiéis de credos distintos podem trabalhar unidos: desenvolvimento humano integral, busca da paz, justiça, proteção da criação, defesa da vida humana em todas as suas fases e a luta por não excluir a dimensão religiosa dos indivíduos e comunidade da vida da sociedade.
Por fim, Bento XVI assegurou que "a Igreja Católica persegue a via do compromisso e do diálogo para um sentido genuíno de respeito por vós e pelas vossas crenças. Os católicos, tanto na Grã-Bretanha quanto em todo o mundo, continuarão a edificar pontes de amizade com outras religiões, para sanar os erros do passado e promover confiança entre indivíduos e comunidade".

Fonte: Canção Nova
Foto: Montagem sobre fotos/AP

0 comentários: