domingo, 31 de outubro de 2010

Visita do Papa à Espanha será marcada pela fé e arte

Fé, arte, família, Europa: são os temas fundamentais que marcaram a viagem do Papa Bento XVI à Espanha. A Visita Apostólica marcada para os dias 6 e 7 de novembro em Santiago de Compostela e Barcelona será eminentemente pastoral, ressaltou o diretor da sala de imprensa vaticana, padre Federico Lombardi,  em coletiva na manhã desta sexta-feira, 29. 
O Papa se fará peregrino entre os peregrinos para rezar no Túmulo do Apóstolo Tiago. Uma viagem muito aguardada, explicou o diretor da sala de imprensa vaticana, pois para Joseph Ratzinger se trata da primeira visita a Santiago e a Barcelona.

O Santo Padre viajará a Santiago de Compostela, por ocasião do Ano Santo Compostelano, e a Barcelona para a dedicação do Templo da Sagrada Família. Se trata da 18º viagem internacional de Bento XVI, a segunda à Espanha, país que o Papa visitará novamente no próximo ano em ocasião da Jornada Mundial da Juventude de Madri. “Ele está muito feliz com a viagem, porque a desejou muito. Falou uma vez com seu irmão de viajarem juntos, mas não foi possível realizá-la”, contou padre Lombardi.

Se a peregrinação será o tema mais importante da viagem a Santiago de Compostela, no ano do jubileu, o binômio arte e fé caracterizará em vez a etapa de Barcelona, centrada na dedicação da extraordinária obra de Gaudí - Um artista que representa também um modelo de vida cristã e da qual está em andamento a Causa de Beatificação.

Padre Lombardi centralizou também os valores da fé e não somente artístico do Templo da Sagrada Família, que depois da dedicação assumirá o título de Basílica menor. “Em tudo há um significado profundo, porque Gaudí assimilou a Liturgia e a Sagrada Escritura” destacou. Esta construção é um pouco na linha das grandes catedrais da Idade Média. “Exprime todos os cosmos recolhidos e expressos em torno do altar, do mistério da Igreja e da presença de Deus", explicou padre Lombardi. O diretor da sala de imprensa vaticana afirmou que visitando as comunidades autônomas de Galiza e Catalunha, o Papa pronunciará em seu discurso também palavras em galego e catalão.
Na viagem à Espanha não faltarão encontros com as máximas autoridades do país, da realeza da Espanha, como os príncipes, o primeiro ministro Zapatero e o líder da oposição Rajoy.  Ao caracterizar o aspecto pastoral da visita, antes de partir, o Pontífice visitará o Instituto Católico “Nen Déu”, que se empenha na assistência de crianças com graves deficiências. Ao responder às críticas sobre os custos da viagem, padre Lombardi respondeu que não se trata de uma novidade, acrescentando que esta viagem foi organizada de modo muito simples e sem grandes comprometimentos com as despesas. 

Fonte: Canção Nova

0 comentários: