sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Padre Renato assume a Reitoria de Nossa Senhora da Conceição

Tomou posse na noite desta sexta-feira (8) como reitor da reitoria de Nossa Senhora da Conceição, o Padre Renato Cabral de Holanda, que já havia passado seu período diaconal conosco e após ser vigário da Paróquia de Unamar (Cabo Frio) retornou para auxiliar nas tarefas paroquiais.


A Missa de posse foi presidida pelo Monsenhor Valdir Mesquita, Vigário Episcopal do Vicariato Lagos, e concelebrada por diversos sacerdotes amigos do Padre Renato, dentre eles Padre Jorge, pároco de Santo Antônio, Padre Elmir, pároco de São João Batista em São Pedro D’Aldeia, Padre Fausto, pároco de unamar, Padre José Carlos, pároco do Patronato em São Gonçalo, além do anfitrião Pe Zito.

Após o Evangelho foi lida a provisão, enviada por nosso Pastor Dom Alano Maria, que tornava o Padre Renato reitor daquela comunidade, recebendo assim das mãos de Mons. Valdir a estola, símbolo da vocação e do chamado sacerdotal.

Em suas palavras Mons. Valdir lembrou da importância do ministério sacerdotal em uma comunidade e da importância da oração do povo pelo seu sacerdote. Em sua homilia exaltou a importância da Igreja “...que é fé, esperança e amor. Ao mesmo tempo que divina em sua concepção, é humana em sua aplicação.”

“O que faz a Igreja ser diferente? É a comunhão, a Igreja comunhão, por isso a importância do padre, que faz o povo crescer em plena comunhão com Deus.” Ao encerrar sua reflexão nos lembrou da semente plantada por tantos sacerdotes que já passaram por aquela Igreja, e mencionou a generosidade de Deus em conceder mais um padre para nossa cidade, visto a beleza da mesma. Dirigindo-se ao Padre Renato o lembrou de sua importância dentro da comunidade, afinal “é o sacerdote que nos traz Cristo, que visita os doentes, confessa e acolhe.”


Ao fim da celebração a comunidade se manifestou através de mensagens e aclamações. Cada Padre presente também pode dizer sua mensagem de incentivo ao Padre Renato. Ele por sua vez em sua mensagem agradeceu a Deus, seus pais, seu arcebispo, os padres amigos e citou a importância do sacerdócio na vida dele e também na vida daquela comunidade. Ao encerrar citou São Maximiliano Kolbe, que era apaixonado pela Imaculada Conceição da Virgem Santíssima.

Ao fim os presentes puderam participar de uma deliciosa recepção organizada por toda a comunidade paroquial no Centro Pastoral São João Batista. Vale ressaltar a presença de membros da OAB e também de membros de outras Igrejas irmãs.

Essa nova reitoria foi criada por nosso Arcebispo, um sonho antigo de nossa Paróquia, que apesar da recente criação da Paróquia de Santo Antônio e a divisão das comunidades, continuava sobrecarregada e nosso pároco não podia dar a mesma atenção a todas, ela compreenderá as comunidades paroquiais de Sampaio, Serra e Tingui,sendo filiada a Paróquia Nossa Senhora de Nazareth. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição já chegou a se tornar paróquia, mas logo foi desvinculada e integrada a Paróquia Nossa Senhora de Nazareth, como segue até hoje. Ela ainda é território de nossa Paróquia, só que agora é uma reitoria, com aspiração a se tornar uma paróquia.

Assim como nosso Pároco pediu durante a missa sempre coloquemos em nossas orações o Padre Renato, servo de Deus que aceitou servir a nossa comunidade paroquial. Que ela se sinta muito bem em nossa comunidade.

0 comentários: