sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mais de 10 mil paróquias na luta contra a hanseníase

Em uma ação inédita, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) mobilizará mais de 10 mil paróquias de todo o Brasil para a Campanha contra a Hanseníase, no dia 10 de outubro. A ação tem o apoio do Ministério da Saúde e busca aumentar o conhecimento sobre a doença, superando o preconceito e o estigma.

No próximo domingo, sacerdotes e ministros da palavra vão falar aos fieis sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase. A inclusão do alerta contra a doença nas missas e celebrações foi motivada pelo tema do Evangelho do dia 10: Lucas, capitulo 17, versículos 11 a 19, que narra a cura de dez portadores da hanseníase em uma das peregrinações de Jesus. Em carta enviada aos cardeais, arcebispos, padres e religiosos do Brasil, o secretário geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara disse que a adesão à campanha de conscientização da hanseníase é muito importante e deve ecoar em todo o País.

-Queremos, como os enfermos do Evangelho de Lucas, gritar confiantes: ‘Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!’. E para que este grito ecoe em todo o nosso País, convidamos a todos os que presidem a Santa Missa ou a Celebração Dominical da Palavra de Deus, a esclarecerem os fiéis, utilizando-se das homilias, preces comunitárias, ou, até mesmo, indicando, durante a celebração, uma ação concreta de solidariedade, escreveu Dom Dimas.

O tema escolhido pela CNBB para esta campanha é “A Missão de Jesus continua hoje: Hanseníase tem cura”. A iniciativa também conta com o apoio da Pastoral da Criança, da Pastoral da Saúde, dos Franciscanos, dos Movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase (Morhan), do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.

Hanseníase
Conhecida no Brasil até 1976 como lepra, a hanseníase é transmitida através das vias respiratórias. Porém, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não o desenvolve. Aproximadamente 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento, impossibilitando a transmissão para outras pessoas. Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, a primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

No Brasil, o número anual de novos casos da doença vem caindo desde 2003, quando foram 51.941 registros. Em 2009, foram 37.610 notificações. A hanseníase tem cura e os medicamentos estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

0 comentários: