segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Paróquia participa da semana de prevenção ao Câncer de Mama

Nossa Paróquia aderiu a Campanha "Outubro Rosa" que em todo o mundo tenta alertar as mulheres para a importância do auto-exame, como prevenção ao câncer de mama. Durante esse mês em diversas partes procura-se através de atos conscientizar as mulheres, como a nova iluminação do Cristo Redentor, que durante todo o mês estará de rosa.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. Até 2030 a estimativa é de que o número de pessoas portadoras triplique.

Segundo números da FEMAMA, são registrados cerca de 50 mil novos casos no Brasil por ano, ou seja, a cada 11 minutos uma pessoa recebe o diagnóstico positivo para a doença, muitas vezes em estado avançado. Por isso a importância da prevenção, a mulher que faz o auto-exame e constata antecipadamente a doença tem 95% de chances de se recuperar.

O grande problema no Brasil hoje é a falta de investimento na conscientização das mulheres, por isso o lema da campanha contra o câncer de mama 2010 é "“Sem investimento, o câncer de mama não tem tratamento”. Essa falta de investimento faz com que 45,3% dos casos da doença sejam descobertos em estágio avançado e os principais responsáveis são a falta de indicação médica, falta de hábito e cuidado com a saúde, além da dificuldade em marcar uma consulta.

Outro grande problema enfrentado é o medo da mulher em examinar suas mamas. Por isso não se esqueçam que quanto mais cedo o diagnótico, mas chance terás de cura.

Blog estará de rosa esta semana
Nosso Blog também irá aderir a esta campanha deixando durante toda essa semana nosso plano de fundo da cor rosa.

Prefeitura prepara programação de alerta as mulheres
A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde, está aderindo no dia 20 de outubro à luta nacional de mobilização e conscientização contra o câncer de mama. Para chamar atenção quanto à gravidade do problema e fazer com que as mulheres após 40 anos façam a mamografia a cada dois anos, uma série de palestras acontecerá no Teatro Mario Lago.



A população está sendo incentivada a aderir à campanha colocando pelo menos uma peça de roupa rosa neste dia. As palestras no teatro acontecem nesta quarta-feira, 20/10, às 17 horas, com entrada franca. Estão confirmadas as presenças da prefeita Franciane Motta, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Amilcar Cunha Ferreira, do mastologista Dr. Leonardo Farias Ferreira, da presidente das Amigas da Mama de Cabo Frio, Joelma Vidalgo Pereira, e representantes da ONCO de Cabo Frio.

Fonte: INCA, FEMAMA e Prefeitura de Saquarema

0 comentários: