domingo, 31 de outubro de 2010

Mais de 135 milhões de eleitores voltam às urnas

Os 135, 6 milhões de eleitores que voltam às urnas neste domingo, 31, terão de escolher quem será o novo presidente do Brasil: Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB). O presidente eleito vai comandar pelos próximos quatro anos o país considerado a oitava economia do mundo e a maior da América Latina. A eleição presidencial foi para o segundo turno porque nenhum dos candidatos obteve mais da metade dos votos válidos na primeira disputa, em 3 de outubro. Agora, vencerá aquele que tiver a maioria dos votos. No primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 46,91% dos votos válidos. Dos 18 estados em que venceu a disputa, o Maranhão foi o que mais lhe rendeu votos: 70,65%.
José Serra recebeu 32,61%. Dos oito estados em que venceu a disputa, o candidato tucano recebeu maior número de votos no Acre: 52,12%. 
Serra venceu em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Recebeu 40,6% dos votos, contra 37,31% de Dilma Rousseff. Por ter 30,3 milhões de eleitores (22,3% do total de eleitores do país), o estado deverá ter um peso maior na disputa deste segundo turno. Na eleição presidencial, no entanto, Dilma Rousseff venceu a disputa. Os eleitores mineiros deram à petista 46,98% dos votos. José Serra recebeu 30,76%.

Além dos eleitores que vão às urnas escolher o novo presidente, 14,9 milhões ainda vão votar para governador. Em oito estados e no Distrito Federal, a disputa foi para o segundo turno.

Fonte: Canção Nova

0 comentários: