sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Outubro: "Ai de mim se eu não evangelizar!"

O mês de outubro é o mês em que a Igreja convoca os fiéis do mundo inteiro a intensificar sua colaboração com a evangelização e a refletir de que maneira têm respondido à vocação missionária que receberam pelo batismo. Todo ano o penúltimo domingo deste mês é reservado à contribuição financeira, oração e sacrifício em prol das Missões, e é chamado Dia Mundial das Missões.
A origem deste dia surge, a partir de uma idéia, entre seminaristas diocesanos em Sardenha, Itália. A proposta é levada ao Papa Pio XI e respondida por ele com grande entusiasmo: “Esta é uma inspiração que vem do céu”. Aprovada a idéia em 14 de abril de 1926, é celebrado no ano seguinte o primeiro Dia Mundial das Missões.
Anos antes, Pio XI teve uma atitude que poderíamos chamá-la profética. Em 1922 (ano em que assume o pontificado), durante a homilia da Solenidade de Pentecostes, o papa retira o solidéu da cabeça fazendo-o passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis presentes na Basílica de São Pedro, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as Missões.
Neste ano de 2010, o Dia Mundial das Missões, acontecerá no 30º Domingo do Tempo Comum, dia 24 de outubro, tendo início com as vésperas do dia anterior. Todos estão convocados a colaborar com essa obra através de suas orações e gestos concretos.
De maneira especial, a coleta deste dia, nas igrejas do mundo todo, são enviadas às Pontifícias Obras Missionárias, que cuidam de distribuí-las entre as regiões mais necessitadas de nossa Igreja. Com essa coleta anual, mais de mil dioceses são ajudadas no mundo todo, além de colaborar na construção e manutenção de seminários, igrejas, escolas, hospitais, orfanatos.
Embora esta seja uma iniciativa da própria Igreja, destinada a todas as comunidades e fiéis, ainda é muito fraca a consciência de que a colaboração é dever de todos. No Brasil, por exemplo, as cifras são vergonhosas: estima-se que a colaboração anual por católico é de menos de 05 centavos.
Infelizmente é este o valor que temos dedicado à Igreja em sua dimensão missionária. É preciso assumir com urgência a nossa parte na atividade evangelizadora da Igreja, tendo em vista que, como nos lembrou o papa Bento XVI, em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2008, a missão é uma questão de caridade e a má contribuição com a mesma, denota pouca maturidade na fé que abraçamos.
“Queremos ver Jesus" (Jo 12,21), é o pedido que, no Evangelho de João, alguns gregos, vindos a Jerusalém para a peregrinação pascal, apresentam ao apóstolo Filipe. Tal pedido ressoa também em nosso coração neste mês de outubro, que nos lembra como o compromisso e a missão do anúncio evangélico estão atribuídos a toda a Igreja, "por sua natureza, missionária" (Ad gentes, 2). (Bento XVI – Mensagem para o DMM 2010).
Esse pedido também ressoa ainda hoje no coração dos bilhões e bilhões de pessoas que ainda não conhecem Nosso Senhor. Após dois mil anos da Revelação de Jesus Cristo, por meio de sua Encarnação, uma visão da humanidade revela que a Missão confiada por Ele à Igreja ainda está no começo (cf. Redemptoris Missio 1).
A urgência desse apelo deve encorajar-nos a empenhar todas as nossas forças no serviço missionário, reconhecendo que não há maior e melhor serviço que possa ser oferecido à Igreja e à humanidade que anunciar Cristo às nações (cf. DA 14).

Ana Cristina Batista da Motta

Conselho Missionário Arquidiocesano de Niterói

0 comentários: