sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dia Mundial das Missões

Neste domingo celebraremos o Dia Mundial das Missões, que tem por objetivo despertar a responsabilidade de todos os cristãos para o compromisso na difusão da Mensagem evangélica em todo o mundo. A Igreja realiza sua catolicidade pela missão: “TODA a autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue. Ide por todo o mundo e fazei que TODAS as nações se tornem discípulos, ensinando-as a observar TUDO quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco TODOS os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28,18-20; Mc 16,18-20; cf. LG 13).

Origem 
O Dia Mundial das Missões nasceu de um clima muito favorável à causa missionária.

No ano de 1922 foi eleito Papa o Cardeal-Arcebispo de Milão, Aquiles Ratti, que tomou o nome de Pio XI. Seu ardor missionário era de todos conhecido e, por isso mesmo, esperava-se dele um grande impulso à missão.

Logo no início de seu pontificado nomeou o primeiro bispo indígena, Mons. Roche, inaugurando, assim, uma série de prelados nativos de rito latino neste nosso século.

Neste mesmo ano celebrava-se o primeiro centenário da fundação da Obra Missionária da Propagação da Fé. Pio XI declarou-a PONTIFÍCIA, junto com a Obra da Infância Missionária e a de São Pedro Apóstolo, confirmando-as e recomendando-as como instrumentos principais e oficiais da cooperação missionária de toda a Igreja católica.

No Ano Santo de 1925 abriu, no Vaticano, uma esplêndida exposição missionária mundial. No ano seguinte (1926) publicou uma Encíclica sobre as missões, “Rerum Ecclesiae”, na qual reafirma a importância e os objetivos missionários programados no início de seu pontificado. Nesse mesmo ano consagrou os seis primeiros bispos chineses.Precisamente neste ano de 1926, entre tão destacados acontecimentos missionários, atendendo, também, o pedido dos membros das Pontifícias Obras Missionárias, no dia 24 de abril de 1926, institui o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES. Este dia deverá ser celebrado, em toda a Igreja, no penúltimo domingo do mês de outubro.

Pio XI fez um gesto surpreendente uns anos antes de instituir o Dia Mundial das Missões: Na festa de Pentecostes de 1922, ano em que foi eleito Papa, interrompeu sua homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solideu e fez passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis na Basílica de São Pedro, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as missões.

Segundo as palavras de Paulo VI, o Dia Mundial das Missões é:

“Genial intuição de Pio XI”.“Um grande acontecimento na vida da Igreja”.“Uma oportunidade de fazer sentir a vocação missionária à Igreja, aos nossos irmãos no episcopado, ao clero, aos religiosos e religiosas e a todos os católicos”.“Uma poderosa e insubstituível ajuda às missões”.“Um afervoramento da fé tanto nas Igrejas de antiga fundação, como nas jovens Igrejas”.“O grande dia da catolicidade”.“Exorto todas as Igrejas e os pastores, os sacerdotes, os religiosos e os fiéis, a se abrirem à universalidade da Igreja, evitando toda a forma de particularismo, exclusivismo, ou qualquer sentimento de auto-suficiência” (RMi 85).O Dia Mundial das Missões é viver juntos, fraternalmente e sem fronteiras, a alegria de ser filhos de Deus com um real universalismo missionário em colaboração intensa e espiritual e generosa ajuda material.

Este Dia é celebrado no mundo inteiro, por determinação do Papa, que envia na ocasião uma mensagem a todos os fiéis. Esta celebração é acompanhada d euma coleta pelas obras de evangelização e especialmente pelas necessidades das igrejas mais carentes de todos os países. Todos os países, também os mais pobres, dão a sua contribuição para este fundo de caridade que é a expressão mais concreta da verdadeira comunhão e participação entre todos os povos. Todas as contribuições confluem em um único fundo, que no mês de maio é repartido conforme as necessidade de cada país.

É um olhar universal, aberto a todo o mundo, como aquele de Cristo que abraçava todos os povos e grupos humanos, enquanto ordenava a seus discípulos: “Ide em todo o mundo e pregai o Evangelho”.É o grito de entusiasmo e de esperança para que, “com a confiança que brota da fé” (RMi 56) e com a força do Espírito Santo, “protagonista da missão” (RMi 30), todo o batizado se empenhe para que a Boa Nova de Jesus chegue até os confins da terra.“A Diocese, a paróquia ou o cristão que prefere gastar todas as suas energias em casa, antes de dedicá-las às missões, é semelhante à pessoa que, temendo o empobrecimento do coração pelo impulsionar o sangue até às extremidades do organismo, levanta barreiras para estancar o sangue no coração. Imediatamente se aperceberá que as mãos e os pés se paralisarão e o próprio coração se acaba” (F. Sheen). 

Padroeiros
Santa Teresinha do Menino Jesus
Teresinha nasceu em Alençon, França, no dia 2 de janeiro de 1873. Sua família vivia no amor a Deus e entre si e, por isso mesmo, muito solidária com os necessitados. Teresinha cresceu como todas as crianças, mas o que encantava a todos era sua vida simples e o esforço que fazia para melhorar.
Entrou, ainda muito jovem -16 anos - no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e praticou de modo exemplar a caridade, a simplicidade evangélica e a confiança em Deus. "Passarei meu céu fazendo o bem na terra", era seu desejo. Faleceu no dia 30 de setembro de 1897.
Foi uma religiosa carmelita, missionária da oração, do sofrimento e do amor. Teresinha transformou a vida fechada no convento em luz, a dor em amor, o pequeno em grande, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa de convento de clausura num horizonte missionário, em Igreja universal.
Nunca foi para as missões, no entanto o Papa Pio XI a nomeou Padroeira das Missões e dos missionários, junto com São Francisco Xavier. Sua festa é celebrada no dia 1º. de outubro.

São Francisco Xavier
Francisco Xavier nasceu no dia 7 de abril de 1506, em Navarra, Espanha. Era um menino piedoso e estudioso. Para se preparar melhor foi estudar em Paris. Encontrou-se com Inácio de Loyola e, junto com outros companheiros, fundaram a Companhia de Jesus.
A esses primeiros missionários juntaram-se outros que se espalharam pelo mundo para anunciar o Evangelho. Foi ordenado sacerdote em 1537 e enviado a evangelizar o Japão e Índia.
Percorreu grandes distâncias e falou do amor de Deus e do Reino, convertendo muitas pessoas e formando comunidades cristãs. Seu grande desejo era anunciar Jesus na China.
Faleceu, no ano de 1552, sem poder chegar a esta terra que tanto amava. É um exemplo de missionário comparado com São Paulo por suas longas viagens apostólicas. O Papa Pio XI o proclamou, junto com Santa Teresinha, Padroeiro das Missões. Sua festa é celebrada todos os anos no dia 3 de dezembro.



Nossa paroquia
Aqui em nossa paróquia estamos vivendo este mês com muita oração, novena missionária na Reitoria de Sampaio Correia, nas Capelas de Jaconé e no Centro(São João Bat saída em missão e também com celebração dos continentes nas missas. No dia 23 sairemos novamente em missão, batend de porta em porta na Comunidade de Barra Nova, levando a Boa Nova a todas as famílias da comunidade. E no dia 24, teremos uma tarde inteira de oração, testemunhos, louvor, reza do terço missionário, na Praça Oscar de Macedo Soares apartir das 14h.  


“Renova, Igreja, teu ardor missionário com ímpeto, ousadia e criatividade. A missão é um estado permanente, contínuo, interminável. Ela começa corpo a corpo, de casa em casa, de comunidade em comunidade, até a Missão Continental e aos confins do mundo. Missão sem fronteiras. Os limites da missão é o globo terrestre. Não pode haver espaços vazios, a missão deve ocupá-los."
Dom Orlando Brandes
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e Arcebispo de Londrina (PR).

0 comentários: