sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lei Ficha Limpa já barrou 41 candidaturas em todo o Brasil

A Lei da Ficha Limpa já barrou o registro de 41 candidatos em todo o país. Esta quinta-feira, 5, seria o último dia para que todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) finalizassem esses registros. Mas parece que o tempo foi pouco para analisar tantos candidatos.
Vinte duas mil e trezentas pessoas solicitaram registro para participar das eleições neste ano. Mas até agora, quase nove mil ainda aguardam julgamos dos Tribunais Regionais Eleitorais, sinal de que será necessário mais tempo para a análise de todos os processos.
Apesar de ter o registro negado, os candidatos ainda têm permissão para continuar suas campanhas. Isso porque eles ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar disputar as eleições deste ano. Os ministros tem até o dia 19 de agosto, para analisar todos os pedidos.
Por outro lado, em alguns estados, candidatos que tiveram problemas com a justiça acabaram liberados. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) acredita que, mesmo com a lei da Ficha Limpa em vigor, a população vai precisar fazer sua parte.
"A sociedade brasileira tem que continuar mobilizada e cobrando do próprio candidato, que foi liberado por esses TREs, acompanhando todos os gestos e não votando neles, porque é agora que nós vamos mostrar a nossa força", afirmou a secretária executiva do MCCE, Jovita José da Rosa.

Fonte: Canção Nova

0 comentários: