sábado, 21 de agosto de 2010

Círio de Nazaré visita Saquarema

Toda a cidade estava ansiosa, quando, por volta das 17:30h a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré de Belém/PA chegou pelo segundo ano, este ano em especial, pois celebramos os 380 anos do nosso Círio de Nazareth, considerado o berço da devoção mariana no Brasil. Um momento esperado durante todo o ano.
A Virgem de Nazaré chegou na Paróquia Santo Antônio, onde houve momento um momento de celebração e oração pelas famílias de nossa cidade e de todo o mundo. Após ela seguiu em cortejo, em carro aberto, pelas ruas da cidade formando uma grande e bela carreata que seguiu até os pés das escadarias da Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazareth, onde foi recebida por centenas de pessoas, que entoavam os seus “vivas” e cantavam o canto da Virgem de Nazaré.


O momento de maior emoção foi quando ela foi recebida pelo Pe. José Alves, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazareth, e foi levando o povo pelas escadarias até ser entregue as mãos de Dom Alano Maria, Arcebispo de Niterói, que em breve palavras expressou a alegria de todos os fiéis com a presença da Mãe no meio deles.
Houve cerimônia cívica, com hasteamento das bandeiras, execução do hino nacional pelo coral feminino infantil Escola que Canta, que também cantou a Oração de São Francisco, nos lembrando da beleza da natureza que Deus presenteou nossa cidade. Após as cerimônias a Imagem Peregrina foi entronizada na Igreja Matriz, onde houve Solene Celebração.
Em sua homilia, Dom Alano lembrou da simplicidade da Virgem Maria, mãe da Amazônia, que em seu puro rosto demonstra uma bela maternidade que enriquece e protege cada um de seus filhos. “A Virgem que nas Bodas de Caná pede que façam o que o Filho vos disser, hoje também fala conosco: Façam tudo o que meu Filho disse!”

Vígilia com a Virgem de Nazaré percorreu durante toda a noite
Após o encerramento da Missa, houve exposição do Santíssimo Sacramento. Durante breves palavras nosso Pároco, Pe José Alves, lembrou das maravilhas de Deus por intermédio de Nossa Senhora em nossas vidas. A Adoração seguiu por toda a madrugada deste sábado na Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazareth.
As orações foram incessantes durante todo o tempo, com um tema especial: A Família. Às 3:30h foi dada a bênção do Santíssimo e às 4:00h foi celebrada a missa de despedida da Imagem Peregrina, que logo depois foi exposta aos fiéis e ao som dos sinos, que despertaram nossa cidade seguiu sua peregrinação indo para o Rio de Janeiro.

0 comentários: