segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jornada Mundial da Juventude: falta 1 ano para encontro em Madri

Esta segunda-feira, 16, marca o início da contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011. O evento acontecerá em Madri, capital espanhola, e terá início daqui a exatamente um ano, entre os dias 16 e 21 de agosto. São esperados cerca de 2 milhões de jovens de todo o mundo.Para marcar a data, a organização do encontro lançou uma nova campanha, com vídeos promocionais, e novidades para quem deseja colaborar com o Fundo de Solidariedade - inciativa que pretende viabilizar a participação de jovens de países economicamente desfavorecidos na JMJ.
Há pouco mais de dois anos, terminava a última edição da JMJ, em Sydney (Austrália). No final de julho de 2008, após a missa de encerramento do evento, o Papa anunciou qual seria a próxima sede da Jornada: "Espero vê-los, novamente, em três anos. A JMJ 2011 acontecerá em Madrid, Espanha". Após o esperado anúncio, centenas de jovens espanhóis, que haviam ido à Jornada Australiana, pulavam e celebravam a nomeação sob a plataforma em que se encontrava o Papa.
O jovem madrileno Jorge Boada estava entre os que se encontravam abaixo da plataforma: "Estar em Sidney foi uma experiência incrível, pessoas de tantos países com as quais se tinha uma conexão imediata, a proximidade, o sentido de Igreja", recorda, emocionado.Desta vez, Jorge está trabalhando para a Secretaria Geral da JMJ. Agora, experimenta a Jornada Mundial da Juventude a partir de outra perspectiva: a do anfitrião, que não quer que nada dê errado. "Após ter vivido uma JMJ, é um desafio tentar que os outros a possam viver da mesma forma ou, inclusive, até de forma melhor". Jovens de todo o mundo já estão preparando seus pertences para ir a Madri. Vários países publicaram suas estimativas de participantes: mais de 100 mil italianos, 50 mil poloneses, 70 mil franceses e mais de 25 mil que se esperam dos EUA.
O que espera os jovens em Madri?
A edição de Madrid da JMJ será predominantemente urbana. Os principais eventos da celebração serão realizados no centro de Madri. O ambiente da Praça de Cibeles será o espaço que acolherá os eventos envolvendo a maior participação pública: a Missa inaugural, as boas-vindas ao Papa e a celebração da Via Crucis. No sábado, 20 de agosto, os participantes se deslocarão para o aeródromo de Cuatro Vientos, um local histórico – primeiro aeroporto construído na Espanha –, que completará 100 anos em 2011. Aos que passarem a noite no aeródromo, o sol os despertará em torno das 7h30min.
Precisamente Cuatro Vientos acolheu, em maio de 2003, um dos principais eventos da última visita do Papa João Paulo II à Espanha. Mais de 250 mil pessoas puderam ouvir o Papa anterior dizer: "Sou um jovem de 83 anos".
Desta vez, o encontro com o Papa será em agosto, um mês geralmente quente em Madri. Nos últimos anos, as médias diárias em meados deste mês ficaram entre 26 e 30ºC. As noites dão uma trégua aos habitantes da cidade, quando a temperatura cai para 20ºC.
Enquanto isso, a Cruz dos jovens segue peregrinando por distintas dioceses espanholas. Depois de passar pelas regiões de Madri, Canárias, La Rioja, Catalunha, Murcia e Galícia, o vizinho Portugal a recebeu em Agosto. No seu regresso, em setembro, Navarra será a primeira das comunidades a acolhê-la, até que participe dos atos da JMJ de Madri no próximo verão.
Dentro de exatamente um ano, as ruas de Madri estarão cheias de jovens vindos de todas as partes do mundo para protagonizar um dos acontecimentos que reúne um dos maiores públicos no planeta, cujo objetivo é permitir um encontro pessoal com Jesus Cristo.
Fundo de Solidariedade
De países economicamente desfavorecidos, alguns de seus jovens precisam da ajuda dos outros para ir à JMJ. No próximo dia 21, começará uma campanha em que qualquer um pode colaborar com uma doação para fazer crescer o Fundo de Solidariedade. As contribuições serão feitas na Espanha, a partir do celular, digitando a palavra JMJ em uma SMS, que deve ser enviada para o número 28004. Dessa forma, serão doados 1,20 € integralmente ao Fundo de Solidariedade da JMJ.

Fonte: Canção Nova

0 comentários: