terça-feira, 10 de agosto de 2010

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré visitará novamente Saquarema

Nossa cidade estará em festa no próximo dia 20 de agosto quando receberá novamente a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém do Pará, por ocasião da celebração dos 380 anos do Círio em nossa cidade, considerado o berço da devoção mariana e o mais antigo do país. Um belo encontro de paz, emoção e esperança para todas as famílias.

A imagem chegará por volta das 18h na Paróquia de Santo Antônio em Bacaxá, onde haverá um momento celebrativo pelas famílias. Após ela seguirá em carro aberto, formando uma grande carreata até a Igreja Matriz, onde será recebida por Dom Alano Maria Pena, Arcebispo de Niterói. Vale ressaltar que todos estão convidados para a carreata, enfeitando seu carro, sua moto e sua bicicleta.
Às 19h haverá a missa, o momento ápice da festa, celebrada por Dom Alano e seguida de Adoração Eucarística ao lado de Maria, que percorrerá toda a madrugada até as 4:30h quando será celebrada a missa de despedida da imagem, partindo assim as 6h para o Rio de Janeiro.
Todas as famílias estão convidadas para essa grande demonstração de fé, amor e devoção a Virgem Santíssima de Nazaré, padroeira da Amazônia. A maior demonstração de fé do mundo em nossa cidade.
A Visita da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré, Arquidiocese do Rio, Arquidiocese de Niterói, Paróquia Nossa Senhora de Nazareth, Paróquia Santo Antônio e com apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema.


Dados do Círio de Nazareth - Saquarema/RJ
Saquarema foi ano passado reconhecida como a cidade berço da devoção mariana no Brasil, principalmente berço do Círio de Nazaré, título de Nossa Senhora de Portugal. O Círio em Saquarema teve início em 8 de setembro de 1630, com a aparição da imagem.
Ao longo dos anos a devoção a Maria de Nazareth foi crescendo, chegando no início da década de 1990 ser considerada a 3ª maior festa religiosa do país.


Dados do Círio de Nazaré - Belém/PA
A festa de fé e devoção, que acontece em Belém desde 8 de setembro de 1793, tem trajeto de 3,6 quilômetros, que já chegou a ser percorrido em nove horas, reunindo um público estimado em 2,7 milhões de fiéis.
O Círio de Nazaré é considerado “a maior procissão católica do mundo”, conforme estudiosos e pesquisadores, pode se tornar patrimônio imaterial da humanidade. A decisão será tomada mês que vem em Paris, por uma comissão da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Apenas os elementos religiosos da festa foram incluídos no documento que será encaminhado a UNESCO. A diretoria do Círio de Nazaré acredita que, caso seja aceito o pedido, a festa religiosa ganhe não só visibilidade internacional, mas também reconhecimento no Guiness Book, o livro dos recordes, como a maior manifestação religiosa do mundo.

*Clique na Imagem para vê-la ampliada

Programação Completa da Visita 

18h - Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na Paróquia de Santo Antônio - Bacaxá.
18:30h - Carreata em direção a Igreja Matriz. (Enfeite seu carro, sua moto, sua bicicleta para
uma grande e bela homenagem a Nossa Senhora.)

19h - Acolhida da Imagem na Igreja Matriz por Dom Alano Maria Pena, Arcebispo de Niterói, seguida de Solene Celebração.
20:30h - Início da Vigília Eucarística na Igreja Matriz, com a participação das Comunidades
e Pastorais das Paróquias Nossa Senhora de Nazareth e de Paróquia Santo Antônio.
4:30h - Missa de despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na Igreja Matriz.
6h - Partida da Imagem para o Rio.

0 comentários: