quarta-feira, 12 de maio de 2010

Missa em Ação de Graças ao 169° Aniversário de Saquarema

No último sábado, dia 08, nossa cidade celebrou 169 anos de emancipação. Na missa realizada em nossa paróquia compareceram vários representantes da cidade, dentre eles poetas, membros de outros seguimentos religiosos, presidente da OAB, membros de  associações de moradores,MAMAS,Comperj, entre outros. Houve uma oração ecumênica por toda a cisdade onde o Pastor da Igreja Batista de Bacaxá, Pastor Marcelo e o Padre Zito, fizeram uma oração por toda a nossa cidade. Também ao final os poetas João Galvíncio e Zélia Santos, recitaram seus poemas para Saquarema. 
Confira abaixo os poemas e as fotos:

Olhar de Maria 

No olhar sereno de Maria, sinto
ternura, amor e proteção.
Entrego a Ela com muita alegria
 a minha alma e o meu coração.

E nessa entrega peço todo dia
Que como Mãe, me ensine
e me mostre a direção
de conduzir com sabedoria.

Os nossos filhos, para que
alcanse um degrau, na escala da evolução.
Que os proteja de noite e de dia
não os deixando cair em tentação.

De enveredar por caminhos tristes,
que os possa levar a escuridão.
Que os seus dias sejam de alegria.
Que façam tudo com satisfação.

Vivendo em paz, com a natureza
com os animais e com seus irmãos.

Saquarema é a terra
onde Jesus passou
deixando nela à sua luz
que nunca mais se apagou. 
 Zélia Santos Motta , poetisa


Comemoração

A essência da palavra comemoração abrange os conceitos seguintes: trazer á memória, fazer recordar, lembrar, festejar e celebrar. Hoje celebramos a fundação da cidadade de Saquarema, na casa de Deus, Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, ícone sagrado de tantos pescadores, através duma Missa, onde comungamos com Cristo, no seu sacrifício pela humanidade.
Neste instante, vivemos a gratidão de sermos lembraedos, para homenagear, como pessoas apaixonados por esta cidade, que é abençoada pela sua espelndorosa natureza. E, é desta forma, que poderemos usufruir, com plena alagria, enaltecida que vibra dentro de nós, para ornamentar estes vestejos do nosso jeito poético. É bem verdade que, hoje e sempre, a nossa inspiração poética, surfa nas altas ondas da cidade de Sauqarema.
Tmabém estamos felizes, pela oportunidade de agradecer, àquele que nos faz sentir amados. Por isso, nossos sinceros aplausos ao líder paroquial, que tenta aglutinar com esta e outras iniciativas, as ovelhas deste ecumênico rebanho.
É fácil entender que, é na palavra gratidão, que se acha a chave mágica. Então, somos gratos, e estamos aqui, para poder admirar a paz desta paróquia em fraternal união. Sentimos nesta confraternização, que é a gratidão que, abre o universo do amor: da humildade, do perdão, da liberdade, da igualdade, da fraternidade e da harmonia.
Mas não seria preciso ser poeta, pra observar um vôo displicente de uma graça, como uma bandeira da paz, que tremula no céu sobre este também mas azul, para haver comemoração com serenidade, como este momento de transcedência, e poder interagir em plenitude, com os nossos irmãos cristãos e, com esta natureza dadivosa da cidade, que induz qualquer ser pensante, esticar a linha do seu horizonte e pescar a emoção, ao usufruir desta paisagem, o prêmio de existir neste universo infinito de Deus.
Quantas vezes, em cada amanhecer, sentimos os raios do teu sol nascente, e aí nossos corações vibram, ocm a beleza da tua brava e trepidante onda, que nos faz acordar, onde ganahamos qualidade e alegria de viver, ao inalar a doce brisa, desta tua natural e inacabável poesia chamada Saquarema.
João Galvíncio, poeta   

0 comentários: