segunda-feira, 31 de maio de 2010

2ª Assembléia Arquidiocesena


Em abril, foi realizada a 2ª Assembléia Geral Arquidiocesana. O evento, que aconteceu no Colégio Salesiano, contou com a presença do Arcebispo Dom Alano Maria Pena, do Bispo Auxiliar Dom Roberto Ferreria Paz, e de representantes – sacerdotes, diáconos e leigos – de cada um dos Vicariatos que compõem a Arquidiocese. O encontro tem como objetivo ouvir os representantes dos Vicariatos em suas necessidades e propostas de atuação, para que, ao final, sejam votadas todas as propostas que formarão as diretrizes de trabalho da Arquidiocese, no âmbito da pessoa, da comunidade e da sociedade.
As propostas mais votadas foram: 

- No âmbito da pessoa:Evangelizar, a partir  do encontro com Jesus Cristo, como discípulos e missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa humana, através do compromisso e comprometimento com a missão na Igreja, assumindo e exercidos pela formação.
- No âmbito da comunidade:Fortalecer a pastoral de conjunto
- No âmbito da sociedade: Evangelizar, a partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos e missionários, à luz da evangélica opção de uma sociedade justa e solidária, através dos círculos católicos de atuação social e política que vão promover a coerência entre fé e a cidadania.
  “Por ocasião do Jubileu, nos sentimos motivados a relançar as redes. Para isso, é urgente para o nosso trabalho, nas dimensões que vivemos hoje, um planejamento pastoral realista” Dom Alano – Arcebispo 
 “Planejar, para a Igreja, é uma necessidade. As prioridades podem ficar defasadas se não respondermos com um planejamento participativo. E este servirá para colocar a Igreja em estado permanente de missão” Dom Roberto – Bispo Auxiliar

0 comentários: