segunda-feira, 24 de maio de 2010

Festa do Divino Espírito Santo

Nossa Paróquia celebrou com grande festa neste último domingo (23) a Solenidade de Pentecostes. Pela manhã houve celebração nas comunidades de Sampaio Correia e Jaconé. Às 10:30h houve missa Solene na Igreja Matriz, presidida por nosso Pároco, Pe Zito, que resaltou em sua homilia a importância do Espírito Santo na vida do cristão diante de todas as dificuldades impostas pelo mundo.



Festa Folclórica
Em nossa Paróquia, é tradicional e cultural, a Festa do Divino Espírito Santo. Meses antes os foliões se reúnem e saem nas casas cantando e anunciando o Espírito Santo que há de vir. No dia de Pentecostes a festa se completa. Uma tradição trazida a séculos, o chamado quadro, traz a coroa, símbolo da realeza do Espírito Santo, os foliões, que cantam a vinda do Espírito Santo, de uma maneira bem peculiar e própria, com violão, violino, triângulo e um tambor que a cada batida desperta e encanta as pessoas. Neste ano não foi diferente, a antiga cidade pacato do interior de um modo ou outro é ressuscitada neste dia.
Neste ano os foliões e toda a histórica procissão saíram da casa da festeira, Sra. Marta, em direção a Matriz, onde após foi celebrada a Santa Missa. Após esta, todo o quadro é montado novamente. Os foliões se despediram da casa de Nossa Senhora de Nazareth e começaram uma nova procissão que percorreu as ruas da cidade até a Praça Oscar de Macedo Soares, próximo ao Salão Paroquial, onde estava a mesa representando a ceia, com os pães e o vinho.
Em breves palavras nosso Pároco recordou a natureza e toda obra divida da criação, que nos sustenta e nos trás o pão de cada dia. Após a bênção dos alimentos houve almoço comunitário e durante toda a tarde programação com shows, louvor e leilão.



Tradição
Era grande a presença dos idosos, chamados por nosso Pároco de vitoriosos, que receberam as tradições do Divino na infância e que a trazem até os dias de hoje. À tarde houve recordação da presença deles. Ele puderam cantar, contar suas histórias e se alegrar.

Confira algumas fotos: 

0 comentários: