segunda-feira, 31 de maio de 2010

Brasil Celebra o XVI Congresso Eucarístico Nacional

Foram quatro dias de oração, adoração e vivência eucarística; quatro dias de missas, debates, oficinas, conferências, formações, eventos culturais e feiras- tudo centrado em Jesus Cristo. Entre os dias 13 e 16 de maio, Brasília foi o altar do Brasil.O encerramento do XVI Congresso Eucarístico Nacional, realizado na capital federal, aconteceu com uma grandiosa missa no domingo (16). O sol forte e o calor de mais de 30 graus não intimidou os fiéis: 91 mil pessoas tomaram a Esplanada dos Ministérios. Por toda parte, crianças, jovens, idosos, famílias inteiras, amigos, grupos de oração, grupos de freiras e de frades, seminaristas e diáconos iam se ajutando perante o grande altar monumento. A Missa de encerramento foi celebrada pelo Cardeal Dom Claúdio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, e enviado especial do Papa para o XVI CEN, que ressaltou em sua homilia a importância da Eucaristia na vida do cristão “Neste Congresso, pedimos a Deusa consciência para sermos, pela Eucaristia, Seus discípulos para que possamos, também, ser Seus missionários”.Sobre a participação constante dos fiéis na celebração da Santa Missa, o cardeal ressaltou que é preciso que a missão renove neles a observância da importância da Eucaristia aos domingos para que possam viver a comunhão e compartilhar da vida comunitária da Igreja.
Frutos do Congresso
“Nos preparamos durante três anos para esse evento, para mostrar ao Brasil que a Eucaristia é o centro da vida. Agora , olhando para tudo e para as dificuldades, vejo que Deus usou estradas para nos conduzir, amar e aperfeiçoar o nosso testemunho.”, destacou Dom João Braz, arcebispo de Brasília, pedindo ainda “que os frutos do congresso se espalhem por todo país.”
O prelado também disse que sentiu “uma grande alegria” ao ver a fé doa cristãos brasilienses e de todos os cantos do Brasil que vieram participar do evento. “Tomara que Brasília seja um sinal de esperança, não de desesperança.”

0 comentários: