quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Papa diz que é preciso limpar o lixo da consciência e da alma

"O lixo não está somente em diversas estradas do mundo. Há lixo também nas nossas consciências e nas nossas almas. É somente a luz do Senhor, a sua força e o seu amor que nos limpa, purifica e nos dá o caminho correto", destacou o Papa Bento XVI na Catequese desta quarta-feira, 3.
O Papa falou sobre a figura de Santa Margarida d'Oingt (1240-1310), monja que foi a quarta priora da Cartuxa de Poleteins.
"Margarida considerou o Senhor como um livro, fixou o olhar no Senhor, considerou-o como um espelho no qual aparece também a própria consciência. E, a partir desse espelho, entrou luz na sua alma: deixou entrar a palavra, a vida de Cristo no seu ser e, assim, foi transformada; a consciência foi iluminada, encontrou critérios, luz e foi limpa. Exatamente disso temos necessidade também nós: deixarmos entrar as palavras, a vida, a luz de Cristo na nossa consciência para que seja iluminada, compreenda aquilo que é verdadeiro e bom e aquilo que é mal; que seja iluminada e limpa a nossa consciência", complementou.
O Santo Padre explicou que Santa Margarida concebe toda a vida como um caminho de purificação até a plena configuração a Cristo. "Cristo é o Livro que está escrito, que deve ser registrado cotidianamente no próprio coração e na própria vida, em particular a sua paixão salvífica", disse.
O ensinamento da monja da família cartusiana valoriza muitas imagens ligadas à família, com particular referência às figuras do pai e da mãe, para expressar o amor sem limites de Deus.
Apesar de suas experiências místicas, Margarida valoriza os afetos naturais, purificados pela graça, "como meio privilegiado para compreender mais profundamente e auxiliar com mais prontidão e ardor a ação divina. O motivo reside no fato de que a pessoa humana é criada à imagem de Deus, e, por isso, é chamada a construir com Deus uma maravilhosa história de amor, deixando-se envolver totalmente pela sua iniciativa", expressou o Bispo de Roma.
A santa diz que a cruz de Cristo é similar à mesa de parto e que a dor do Senhor sobre a cruz é parecida à de uma mãe.
"Queridos amigos, Margarida d’Oingt convida-nos a meditar cotidianamente na vida de dor e amor de Jesus e de sua Mãe, Maria. Aqui está nossa esperança, o sentido do nosso existir. Da contemplação do amor de Cristo por nós nascem a força e a alegria para responder com igual amor, colocando a nossa vida a serviço de Deus e dos outros", finalizou.

A audiência
O encontro do Bispo de Roma com os cerca de 9 mil fiéis reunidos na Sala Paulo VI aconteceu às 10h30min (em Roma – 7h30min no horário de Brasília). Bento XVI também pediu orações por sua próxima viagem à Espanha.
"Convido-vos a me acompanhar com vossa fervorosa oração durante o próximo final de semana, no qual realizarei uma visita pastoral a Santiago de Compostela, unindo-me assim aos peregrinos que chegam até os pés do Apóstolo neste Ano Santo. Irei também a Barcelona, onde terei a alegria de dedicar o maravilhoso templo da Sagrada Família, obra do genial arquiteto Antonio Gaudí. Vou como testemunha de Cristo Resucitado, com o desejo de levar a todos a sua Palavra, na qual podem encontrar luz para viver com dignidade e esperança para construir um mundo melhor".
Na saudação aos fiéis brasileiros das dioceses de Bragança Paulista e de Passo Fundo, o Papa salientou:
"Sei que buscais a imensidade de Deus para os horizontes demasiado estreitos, onde a vida por vezes se perde e agoniza. Cristo é o caminho para o infinito que buscais: pode parecer estreita a passagem, mas o resultado é maravilhoso, como no-lo asseguram os Santos".

Fonte: Canção Nova

0 comentários: