quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Vaticano abre debate sobre seqüestro e pirataria no mar

A pirataria e os seqüestros de embarcações estão em debate até o dia 16 de fevereiro, no Vaticano, no encontro dos coordenadores regionais do “Apostolado do Mar”, setor específico da ação da Igreja Católica.
Segundo a Rádio Vaticano, no encontro de responsáveis católicos marcam  presença o almirante Marco Brusco, da Guarda Costeira italiana, para falar sobre como preparar as pessoas para enfrentar “um eventual seqüestro” e prestar ajuda após a libertação.
Além deste tema, também teremos questões como a criminalização de pescadores, “detidos durante longos períodos em países estrangeiros”, e o contexto da ação da Igreja nas atividades ligadas ao mar, incluindo os navios de cruzeiro.
Em declarações emissoras de rádio, o presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, arcebispo Antonio Maria Vegliò, falou na necessidade de atrair a colaboração de mais leigos.
“Há uma forte diminuição no número de pessoas consagradas disponíveis para se ocuparem deste ministério, diretamente”, comentou.
O arcebispo italiano destacou a importância de uma presença da Igreja junto de pescadores e marinheiros em situações de maior gravidade, prestando "apoio espiritual, material e psicológico aos envolvidos”.
O “Apostolado do Mar” foi fundado em Outubro de 1920 na cidade de Glasgow, Escócia, e está hoje dividido em oito regiões: América Latina, América do Norte, Europa, África atlântica, costa marítima da Índia, sudeste asiático, sul da Ásia e Oceania.
Fonte: Agência Ecclesia (http://www.agencia.ecclesia.pt)

0 comentários: