domingo, 27 de fevereiro de 2011

Blog da Missão Jovem está no Ar

O blog da Missão Jovem já está no ar, nele você pode acompanhar os trabalhos dos Missionários de nossa Arquidiocese. O Blog é inspirado na obediência a Palavra do Verbo que impulsiona à doação de si mesmos, quando diz: “Ide, por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
Segundo o Blog “Missão - Arquidiocese de Niterói”, é com esse versículo que os membros da missão se disponibilizam, cada vez mais e avançando para águas mais profundas.
“Do dia 14 a 24 de janeiro estivemos na Diocese de Osasco, mais especificamente na paróquia Cristo Ressuscitado em Carapicuíba-SP para lá realizarmos a Missão Jovem, por meio da experiência que uma jovem da diocese de lá fez conosco no ano de 2009.” – missaoniteroi.blogspot.com

Fonte: Setor de Comunicação- Arquidiocese de Niterói 

Leia Mais

Dunga e Rosa de Saron: presenças confirmadas na JMJ em Madri

Dunga, Irmã Kelly Patrícia e a banda Rosa de Saron estão entre as atrações brasileiras da JMJ 2011
O Festival da Juventude que acontecerá durante a Jornada Mundial da Juventude em Madri contará com nove bandas, cantores e grupos brasileiros: Dunga, Rosa de Saron,Dominus, Marcio Cruz, Cantos das Ilhas, Irmã Kelly Patrícia, e outras três bandas da Comunidade Católica Shalom.

“Esse é o maior festival católico do mundo. Foram inscritas 540 bandas de todos os continentes do planeta. Foi feita uma pré-seleção em Madri e depois chegou-se a uma seleção feita pela Conferência Nacional dos Bipos do Brasil”, explica o assessor do Setor da Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

Serão 300 palcos simultâneos com atrações de todo mundo para os quase 15 mil jovens de 198 países, de todos os continentes. Os brasileiros inscritos já são cerca de sete mil, sendo a maior representação brasileira de todas as jornadas, segundo padre Sávio. O assessor considera que a participação dos jovens brasileiros é um fruto plantado pelos bispos do país com a publicação do documento Evangelização da Juventude, em 2007.

“Nossa participação em Madri será maciça. Vamos ter uma experiência missionária protagonizada pela Renovação Carismática Católica. Estamos levando uma delegação oficial do Brasil com 50 bispos, como Dom Eduardo Pinheiro, Dom Orani João Tempestra, Dom Bernardino Belquior, Dom Odilo Pedro Scherer, entre outros”, diz padre Sávio.

Em janeiro, padre Sávio representou o Brasil na segunda reunião geral que contou com outros 84 delegados de outros países e 48 de movimentos eclesiais. “Lá foram repassadas toda as questões de logísticas, vistos, hospedagem e pudemos passar por todos os locais onde acontecerão os atos centrais com o Santo Padre”, conta.

Entre os atos centrais com o Papa Bento XVI estão a acolhida do Papa, na Porta de Alcalá, onde será acompanhado por um jovem de cada continente, e a Missa de encerramento no Aeroporto Quatro Ventos.

Nova evangelização na Europa


Recentemente, padre Sávio visitou 12 dioceses da Espanha e, nessas viagens, ele pôde perceber o entusiasmo dos jovens católicos, dando uma renovação ao setor. “A Espanha é um país marcado por contra valores. A JMJ em Madri quer mostrar ao mundo que existe uma nova forma de viver, uma vivência com Jesus Cristo”, ressalta.

A evangelização da Europa é uma preocupação da Igreja Católica. A JMJ em Madri será uma oportunidade de reavivar os valores cristãos, transmitidos há séculos ao povo brasileiro e latinoamericano, durante a colonização. “Está na hora de fazer um movimento contrário e ajudar na evangelização da Europa, especialmente na evangelização da juventude”, salienta o assessor do Setor da Juventude da CNBB.

Preparação pessoal para a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude é uma peregrinação, mas muitos jovens são motivados pelo turismo e espírito de aventura. “Muitos jovens estão indo para Madri para passear e fazer turismo, mas acredito na força de Deus e do Espírito Santo em transformar as pessoas”, diz padre Sávio.

Jornadas Diocesanas da Juventude estão sendo realizadas por todo Brasil justamente para preparar os jovens para a JMJ, levando a eles um espírito missionário.

Rosbson Siqueira / CN
"Acredito que sediaremos a próxima JMJ", afirma padre Carlos Sávio, responsável pelo Setor da Juventude da CNBB
Para o assessor, a JMJ será um momento para ter um encontro pessoal com Jesus Cristo e quem vai deve estar à disposição para conviver com os outros jovens do mundo. “O sentido da comunhão e da catolicidade é muito importante nesse momento, percebendo a beleza dessa Igreja que se reúne ao redor do sucessor de Pedro. [É uma] fidelidade ao Papa e principalmente fidelidade para com Cristo”, destaca.

JMJ  no Brasil

“Eu acredito que sediaremos a próxima Jornada Mundial da Juventude. Membros do Pontifício Conselho para os Leigos dizem que o Brasil é um seríssimo candidato. Uma pessoa até me disse que o Brasil tem 99,9% de chances”, conta padre Sávio.

Segundo o assessor, a evangelização no Brasil é muito ampla com diversas denominações e o país tem totais condições para sediar um dos maiores eventos da Igreja Católica. O pedido de sediar uma JMJ foi feito em 2007 pelo Bispo da juventude, Dom Eduardo Pinheiro, representando a CNBB, quando o Papa esteve no Brasil.

“Este é o maior evento da Igreja Católica. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada,  não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, enfatiza padre Sávio.

A decisão será anunciada pelo próprio Papa, no dia 21 de agosto, na Missa de encerramento da JMJ de Mad
ri.

Fonte: Canção Nova 
Leia Mais

Comemoração dos 5 anos de paróquia do nosso querido Padre Zito

É com muita alegria que neste domingo dia 20, comemoramos o aniversário de 5 anos do nosso pároco Padre José Alves (Padre Zito) em nossa paróquia, neste tempo houve grande transformações em nossa paróquia e também nesta cidade. A nossa paróquia hoje conta com mais de 20 pastorais e movimentos, temos mais comunidades como as de Jaconezinho, Boqueirão (Santa Luzia) e Serra.  Abaixo temos um homenagem ao nosso querido pároco:: 

Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus. Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação. Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor pede vocação, força e fé. Muita fé. O padre é um ser humano sujeito a tentações, fraquezas e também emoções e sentimentos. É claro que, em alguns casos, nem sempre os limites humanos são superados, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda para os momentos de dificuldade. O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações. Precisa que rezemos pedindo que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão. Este dia deve ser repleto de agradecimentos e louvor pelo padre que temos. Deve ser o dia de um abraço caloroso e fraternal, de um ‘muito obrigado’ sincero e de festa. Ter um padre em nossas comunidades é uma benção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria. Felicidades nosso Pároco Pe Zito. Que Deus sempre os abençoe e guarde, hoje e sempre.
Leia Mais

Encontro de Formação da Infância Missionária

No sábado dia 19/02, houve um dia de formação sobre a Infância Missionária - IAM, no salão paroquial e contou com a presença do coordenador arquidiocesano, o Zamba e outros integrantes da Pastoral, inclusive a Yasmim de 13 anos, que contou o seu testemunho como adolescente missionária. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro, catequistas, agentes de pastorais, inclusive paroquianos da paróquia vizinha de Bacaxá. No encontro foi abordado o que é a Infância Missionária, seu fundador, como implementar a IAM na paróquia, e além de muitas dinâmicas que tornou o encontro agradável e divertido. 

::Abaixo temos um pouco do resumo sobre a IAM::

O que é a IAM ( Infãncia Missionária)? - Infancia Missionaria é um grupo de criança que se reuni uma vez por semana afim de falar sobre o evangelho de jesus crito e se propoem a ajudar os mais necessitados e reza pedindo as crianças do mundo inteiro!

História da IAM - A Pontifícia Obra da Infância Missionária foi fundada por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França, no ano de 1843.
Essa atividade missionária com as crianças foi motivada pelas cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam contando a realidade triste e dura das crianças naquelas regiões: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono...
A finalidade desta Obra ‚ suscitar o espírito missionário universal das crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o povo de Deus: "Ajudar as crianças por meio das crianças", ou "criança evangeliza e ajuda criança", foi o grande lema do Bispo fundador.
Esta obra ‚ pois, um serviço em favor da animação, formação e comunhão missionárias das crianças e de seus animadores, para que cooperem na evangelização universal, especialmente das crianças de todo o mundo, e na solidariedade, partilhando os bens materiais.

Compromissos da Infância Missionária 
1 - Tornar Jesus conhecido e amado.

2 - Colocar-se à disposição de todos com alegria.
3 - Repartir seus bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifício.
4 - Rezar todos os dias pelas crianças e adolecentes do mundo inteiro.
5 - Louvar e agradecer a Deus pelos dons recebidos.
6 - Manter-se bem informado sobre os acontecimentos que envolvem as pessoas de todos os continentes.
7 - Reconhecer o que é bom da vida e da cultura dos outros povos, respeitando-os e valorirando-os.
8 - Ser bem comportados e responsáveis em casa, na escola, na comunidade, evangelizando com o exemplo da própria vida.
9 - Nunca desanimar diante das dificuldades.
10 - Tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada.


Leia Mais

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Vamos ao PHN 2011?

A Pastoral do Turismo convida a todos para o PHN 2011, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2011 na Canção Nova, o valor é de R$ 200,00 podendo ser parcelado em até 4 vezes, o valor inclui: transporte, camisa do evento, estadia ( Pousada Miguel Arcanjo, próximo a Canção Nova) e café da manhã. Informações e reservas ligue para : (22) 2651-3470 ou (21)9386- 1588 tratar com Elydia - Pastoral do Turismo. 

::Abaixo temos uma explicação do evento:: 
  
 O que é o PHN
O PHN (Por Hoje Não) é um movimento de combate ao pecado criado para jovens, que prega a luta pelas coisas divinas no dia após dia. Impulsionado pelo missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga, o PHN, hoje, movimenta milhares de pessoas em todo o mundo. Para consagrado e ministro de música, o grande desafio desta proposta é o de não envelhecer. “Temos exemplos de pessoas que nunca envelheceram na vida, como o Papa João Paulo II, monsenhor Jonas Abib, e grandes santos da Igreja, como São Bento, Santo Antônio, São Francisco, Santa Clara, Santa Terezinha… Santos que morreram jovens e outros que morreram muito idosos, mas que não perderam a juventude. O grande desafio, para mim, de evangelizar os jovens é não envelhecer. E nós só ficamos velhos quando queremos. Para mim, hoje, ter uma cara jovial, mesmo com as primeiras rugas, com os primeiros fios de cabelos brancos, com as responsabilidades de homem, pai de família, casado, é ser eternamente jovem. Quem nunca envelhece continua brilhando como naquele primeiro chamado de seguir Jesus”, explica.
Como surgiu o PHN
Tudo começou quando Dunga foi convidado a apresentar um programa de TV na Canção Nova com o título 'Resgate já', que mostrava o que a Igreja estava fazendo em favor dos mais necessitados em ambientes como: presídios de segurança máxima, casas de apoio ao portador de HIV, entre outros. Com as vivências obtidas nos oito anos que ficou à frente da atração, o missionário sentiu a inspiração de Deus de ensinar os jovens a dizer não ao pecado para que não precisassem pagar com o próprio corpo aquilo que Jesus já tinha pago com o Seu. Na época da criação do programa, Dunga convivia bastante com pessoas do AA (Alcoólicos Anônimos), que tem como lema “Só por hoje não vou beber". No mesmo período, o fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, pregava para o Brasil o tema “Santos ou nada". Tudo conspirava a favor da criação do que viria ser o PHN. A concretização veio quando o missionário criou a música 'Restauração', que virou a canção motivação do movimento. Na música, havia a frase: "Por hoje não, por hoje eu não vou mais pecar". Daí o nome PHN.
O nome surgiu simples, humilde, como tudo nesta Obra de Evangelização. Depois, foi criando dimensões inimagináveis. Hoje, ele tem levado muitos jovens e adultos a redescobrirem o gosto pela luta contra o pecado e nunca contra o pecador; acordar todo dia com a disposição de colocar qualidade no falar, pensar, sentir e agir. O PHN já passou pelos Estados Unidos, França, Alemanha, Portugal, Itália, Canadá, Japão, Israel e Paraguai.

Quem é o Dunga

O precursor do PHN é um homem simples, que nasceu em uma fazenda no interior de SP, numa cidade chamada Pindamonhangaba. Confira a história de Dunga, contada por ele mesmo: "Tive uma infância maravilhosa nessa fazenda, onde havia escola, igreja, cinema, campo de futebol, armazén, feira e uma fábrica onde os meus pais trabalhavam. Minha casa ficava na parte menos nobre da fazenda, nós chamávamos o lugar de "Pé preto", pois na casa não havia água quente. Tive uma infância simples, onde pude receber dos meus pais muitas dicas de como ser gente de verdade.Foi nessa época que, pela primeira vez, percebi que a música faria parte da minha história. Quando completei seis anos, minha irmã mais velha, a 'Fia', deu-me de presente um disco dos Beatles, um compacto simples e eu imediatamente comecei a cantar junto com um primo. Um dia pela manhã vi meu pai construindo um outro galinheiro, pois já tínhamos um. A princípio não entendi, mas depois de pronto, ele fez também uma bateria de latas de tinta, microfones de cabo de vassoura, guitarras de madeira com cordas de arames bem fininhos, uma arquibancada e também um palquinho. Ali nasceu o meu “ministério” de música. Todos os dias o galinheiro lotava com a galera da rua.Cresci rodeado de muito amor e carinho e usufruindo de tudo que a simplicidade pode nos dar. Dando um pequeno salto na história, vamos para os anos 80. Foi nesta época que comecei a me encantar com a Néia, que viria a ser minha esposa. Namorei-a pela primeira vez neste período e ali eu já tinha a certeza de que ela era a mulher da minha vida.Mas não durou muito tempo, pois nessa época, infelizmente, experimentei as drogas e durante quatro anos eu não construí nenhum relacionamento que mereça um bom comentário. Drogas, bebidas, prostituição, baladas e uma ausência em minha casa. Realmente não produzi nada de especial. Mas, com dezoito anos, Jesus entrou em minha vida e tudo mudou.
Depois de dois anos o Pai me devolveu a Néia. Namoramos mais dois anos e meio e nos casamos. Cresci profissionalmente, me tornei um profissional da mecânica. Era animador de grupo de oração, tivemos o nosso primeiro filho, o Filipi. Quando estávamos no nosso melhor momento financeiro, social, religioso e familiar, recebemos o convite para morarmos na Canção Nova. Em 1991 nos mudamos e começamos o melhor tempo das nossas vidas".
Fonte : Wiki Canção Nova  
Leia Mais

Semana Litúrgica Paroquial

Durante essa semana - 22 a 25 /02 - nossa Paróquia em comunhão com o Plano Pastoral Arquidiocesano estará realizando uma semana de formação litúrgica às 19:30h no Salão Paroquial (Praça Oscar de Macedo Soares, em frente aos Correios).  
Todos estão convidados, mas deverão participar todos da Pastoral Litúrgica: Cantores e instrumentistas; Leitores; Comentaristas; Mesc's; Acolhida; Acólitos e Coroinhas. 

Leia Mais

G20 fecha acordo de indicadores para medir desequilíbrio global

Os ministros de Finanças das principais economias do mundo fecharam neste sábado, 19, um acordo paliativo para medir os desequilíbrios da economia global, depois que a China conseguiu evitar o uso de taxas cambiais e reservas monetárias como indicadores.

Christine Lagarde, ministra francesa de Finanças, que presidiu a cúpula, disse que o acordo entretanto representa um passo significativo para aprimorar a coordenação das políticas econômicas ao redor do globo, no intuito de evitar outra crise financeira.

"As negociações foram francas, às vezes tensas, e conduziram a um compromisso final que não pode ser atribuído a nenhuma delegação em particular, mas que garanto representar um espírito de comprometimento e ambição", declarou ela em uma coletiva de imprensa.

Ministros e presidentes de Bancos Centrais concordaram com uma lista de indicadores que incluem dívidas públicas e déficits fiscais, poupança e empréstimo privados, a balança comercial e outros componentes do balanço de pagamentos, como os fluxo líquido de investimento.

Mas, por insistência da China, não houve menção à taxa de câmbio real nem às reservas de moeda estrangeira.

"As reservas foram deixadas de lado", disse Lagarde, acrescentando que o acordo contemplou um mecanismo para levar em conta as taxas cambiais quando da avaliação do balanço de pagamentos total.

Os Estados Unidos e outros países ocidentais acusam a China de manter o iuan artificialmente desvalorizado para impulsionar suas exportações e acumular grandes reservas de moeda estrangeira, que afirmam distorcer a economia mundial.

O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, repetiu depois das conversas que a moeda chinesa "continua substancialmente depreciada" e que sua taxa cambial real não se alterou muito apesar de sua lenta apreciação desde uma reforma em junho passado.

A segunda maior economia do mundo, que superou o Japão na semana passada, resistiu à pressão ocidental para revalorizar significativamente sua moeda para ajudar a reequilibrar o crescimento global.

O superávit comercial da China encolheu ultimamente, talvez explicando por que o país prefere essa medida.


Fonte: Canção Nova 
Leia Mais

Vaticano divulga programação da beatificação de JPII

A beatificação do Papa Papa João Paulo II será um grande evento eclesial. Para tal, o Vaticano organiza uma programação especial para o evento do dia 1º de maio, que foi divulgado nesta sexta-feira, 18, através do Boletim da Santa Sé.
O roteiro será divido em cinco etapas, incluindo vigília de preparação, Missa da beatificação e veneração dos restos mortais do futuro beato. 
Confira o cronograma:
Dia 30/04
20h às 22h30 (1h às 3h30 de 1° de maio, horário de Brasília):Vigília de preparação, no Circo Máximo de Roma, organizada pela Diocese de Roma. A vigília será conduzida pelo Vigário Geral para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini. Na ocasião,o Papa  Bento XVI participará através de uma videoconferência.

Dia 01/05


10h (15h, horário de Brasília): Missa da beatificação, na Praça de São Pedro, presidida pelo Santo Padre. Não há a necessidade de bilhetes para o ingresso, mas o acesso à Praça e áreas adjacentes estará sob a protecção da segurança pública.
  

- Após a Missa: Veneração dos restos mortais do novo beato será. Todos os fiéis poderão fazer sua veneração, que se estenderá até finalizar o fluxo de pessoas.
 Os restos mortais serão expostos na Basílica de São Pedro, em frente ao Altar da Confissão.

Dia 02/05
10h30 (15h30, horário de Brasília)Missa de Ação de Graças, na Praça de São Pedro. que será presidida peloSecretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. No mesmo dia, acontecerá o enterro dos restos mortais de João Paulo II, na Capela de São Sebastião, numa cerimônia privada. 



Fonte: Canção Nova 
Leia Mais

"Jesus de Nazaré - II Parte" será apresentado dia 10 de março

O novo livro do Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger) "Jesus de Nazaré - Segunda Parte. Do ingresso em Jerusalém até a ressurreição" (Libreria Editrice Vaticana) será apresentado na quinta-feira, 10 de março, na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Estarão presentes na ocasião o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, e o escritor e germanista, professor Claudio Magris.


Sobre o livro

Prossegue a reflexão de Bento XVI sobre a figura e as palavras de Jesus. Anteriormente, na Primeira Parte, o Santo Padre dedicou-se aos acontecimento que foram do Batismo no Jordão até a Confissão de Pedro e a Transfiguração.

No presente volume, são contemplados, em nove capítulos, os episódios decisivos da vida de Jesus, aqueles que estão ao centro da fé cristã: a paixão, a morte e a Ressurreição de Cristo.

"Jesus de Nazaré" é o último grande livro que um dos maiores teólogos do século XX se propôs a escrever, como uma espécie de ato conclusivo de seu percurso intelectual e científico, ainda antes de ser eleito Papa. Assim, o autor não pretende falar, em primeiro lugar, como Romano Pontífice, e o livro não quer ser um ato oficial do seu magistério.

A análise dos acontecimentos é perpassada por uma mesma questão de fundo: o Jesus no qual acreditamos é também o Jesus que ver
dadeiramente existiu? Os Evangelhos nos mostram a figura de Jesus mais historicamente sensata e convincente?



Fonte: Canção Nova 
Leia Mais

Perfeição é viver com humildade como filho de Deus, diz Papa

"Mas quem poderia tornar-se perfeito? A nossa perfeição é viver com humildade como filhos de Deus, realizando concretamente a sua vontade". Foi o que afirmou o Papa Bento XVI antes da tradicional oração mariana do Angelusdiante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro neste domingo, 20.
O Santo Padre fez uma reflexão a partir das leituras da liturgia deste domingo, que falam da santidade de Deus e da santidade dos homens, que pode ser alcançada através do amor ao próximo.

Com essas palavras, e os preceitos que delas derivam, o Senhor convidava o povo que havia escolhido a ser fiel à aliança com Ele, caminhando sobre suas estradas, e fundava a legislação social sobre o mandamento 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo' (Lv 19, 18). Se escutamos, depois, a Jesus, no qual Deus assumiu um corpo mortal para fazer-se próximo de todo o homem e revelar o seu amor infinito por nós, reencontramos aquele mesmo chamado, aquele mesmo audacioso objetivo”, disse o Pontífice.
Bento XVI também afirmou que a “perfeição só pode ser alcançada mediante o cumprimento da vontade de Deus".
De que modo podemos imitar Jesus? Jesus mesmo diz: "Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus" (Mt 5,44-45). Quem acolhe o Senhor na sua vida e o ama com todo o coração é capaz de um novo início. Pode cumprir a vontade de Deus: realizar uma nova forma de existência, animada pelo amor e destinada à eternidade”, acrescentou o Papa.

Ao final do discurso, o Santo Padre recordou que no próximo dia 22 de fevereiro se celebra a festa da Cátedra de São Pedro, o “primeiro dos apóstolos” que, juntamente com os demais, ensina todos os pastores a "assimilar aquele 'novo estilo de vida que foi inaugurado pelo Senhor Jesus'".

Fonte: Canção Nova 
Leia Mais

Campanha da Fraternidade 2011

Apresentação



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!
Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.
Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.
Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.
Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.
Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.
E para reforçar nossas expectativas aos Gestos Concretos que com certeza surgirão em nossas Paróquias, Sociedade através da conversão individual e coletiva nesta quaresma, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária.
Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.

CÂNTICO DAS CRIATURAS SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Altíssimo, onipotente e bom Deus, teus são o louvor,
a glória, a honra e toda benção.
Só a Ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum
é digno de Te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas.
Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia
e com sua luz nos ilumina.
Ele é belo e radiante, com grande esplendor de Ti,
Altíssimo é a imagem.
Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas,
que no céu formastes claras, preciosas e belas.
Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Vento,
pelo ar ou neblina, ou sereno e de todo tempo,
pelo qual às Tuas criaturas dais sustento.
Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Água,
que é muito útil, humilde, preciosa e casta.
Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Fogo,
pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e alegre, vigoroso e forte.
Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra,
que nos sustenta e nos governa, e produz frutos diversos,
e coloridas flores e ervas.
Louvado sejas meu Senhor, pelos que perdoam
por Teu amor e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados os que sustentam a paz, que por Ti,
Altíssimo serão coroados.
Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal,
da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar conforme a Tua Santíssima vontade,
porque a segunda morte não lhes fará mal.
Louvai e bendizei ao meu Senhor, e daí-lhes graças
e servi-O com grande humildade.
Amém

Explicação do Cartaz da CF 2011
O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.
A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao l ongo dos tempos, de todos os seus ‘gritos de dor’ – a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta. 



Oração da CF 2011
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém

Hino da CF 2011

1. Olha, meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)
Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!
2. A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.
3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...
Que a fome mata e a miséria humilha.
Eu sonho ver um mundo mais humano,
Sem tanto lucro e muito mais partilha!
4. Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam morte;
O aquecimento queima o teu futuro.
5. Contempla os rios que agonizam tristes.
Não te incomoda poluir assim?!
Vê: tanta espécie já não mais existe!
Por mais cuidado implora esse jardim!
6. A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!

Leia Mais

Encontro Paroquial de apresentação da CF 2011


Na noite do último dia 16, a Paróquia Nossa Senhora de Nazareth proporcionou um encontro de apresentação, formação e aprofundamento sobre a Campanha da Fraternidade 2011, em palestra realizada por nosso bispo auxiliar Dom Roberto.
O encontro reuniu cerca de 100 pessoas, dentre eles paroquianos de diversas paróquias, além de representantes de associações e membros de outras igrejas cristãs.

Em sua palestra, Dom Roberto nos explicou sobre a quaresma, que é não é um tempo litúrgico fechado em si mesmo, e sim tempo de conversão, para vivermos a Páscoa da Criação, nosso bispo auxiliar falou sobre o aquecimento global, que é possível afirmar que o homem está acabando com a natureza e nem precisamos sair de nosso estado para ver, as catástrofes em Nova Friburgo e Petrópolis, o lixão no Morro do Bumba em Niterói e que nós como cristãos e filhos de Deus somos todos chamados a preservar e a cuidar da natureza enviada por Deus.  
No encerramento do Encontro foi aberto ás perguntas onde todos os presentes puderam tirar suas dúvidas e colocar suas idéias, e também foi apresentado o hino e a oração da CF 2011.

Leia Mais

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dom Alano recebe carta do Papa Bento XVI

 Após a visita ad Limina em setembro de 2010 o nosso Arcebispo Dom Alano Maria Pena recebeu uma carta de agradecimento do Papa Bento XVI, leia na integra o teor desta carta.

Vaticano, 27 de Janeiro de 2011
Excelentíssimo Senhor,
Durante a sua visita ad Limina em setembro de 2010, houve por bem oferecer alguns escritos ao Sumo Pontífice, movido por sentimentos de veneração e respeito ao Seu magistério e ministério de Pastor universal do Povo de Deus.
O Santo Padre apreciou vivamente o seu gesto, tendo-me confiado transmitir a Vossa Excelência um benevolente palavra de gratidão juntamente com seus votos de que Deus continue a enriquecê-lo de graças e a tornar fecundo o seu ministério episcopal. Como penhor de tais favores celestiais que implora por intercessão da Mãe do Redentor e Mãe da nossa confiança, Sua Santidade o Papa Bento XVI concede a Dom Alano Maria Pena, extensiva a dileta Arquidiocese de Niterói e a todos quantos lhe são queridos, uma particular Bênção Apostólica.
De bom grado aproveito o ensejo para lhe afirmar protestos de minha atenta consideração e fraterna estima em Cristo Jesus.
 + Fernando Filoni
Substituto
Setor de Comunicação – Arquidiocese de Niterói
Leia Mais

Cáritas Brasileira já arrecadou mais R$ 1,5 milhão na Campanha SOS Sudeste

Até quinta-feira, 10 fevereiro, a Cáritas Brasileira já arrecadou R$ 1.515.022,85 [um milhão, quinhentos e quinze mil, vinte dois reais e oitenta e cinco centavos] em doação para a campanha nacional SOS Sudeste. Todo o dinheiro arrecadado será revertido em ajudas concretas às vítimas das enchentes, inundações e deslizamentos que atingiram o Sudeste do Brasil, especialmente a região serrana do Rio de Janeiro.
“Os recursos serão aplicados na aquisição de 350 toneladas de alimentos, cerca de cinco mil kits de materiais de limpeza e mais cinco mil de materiais de higiene. Além disso, utensílios para o lar, como refrigeradores, fogões, botijões de gás, panelas, pratos, xícaras, colheres, entre outros, conforme as necessidades detectadas pelas equipes locais, também serão adquiridos. Em uma fase posterior, materiais de construção e desenvolvimento de projetos de segurança alimentar e pequenos empreendimentos de geração de renda para as comunidades atingidas serão implantados”. - CNBB
A campanha que segue durante o primeiro semestre deste ano, é organizada em uma ação conjunta com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
BANCO DO BRASIL AG. 3475-4 – C/C 32.000-5
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL AG. 1041 – OP. 003 – C/C 1490-8
BRADESCO AG. 0606-8 C/C: 71.000-8
CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16
Segundo a Defesa Civil, até o momento 172.259 pessoas foram afetadas pelas chuvas, enchentes e desabamentos na região serrana fluminense, 14.106 ainda estão desabrigadas e 23.353 estão desalojadas. O número de mortes chega a 887.
Acesse o site oficial da campanha SOS Sudeste no endereço http://sossudeste.org.br, e acompanhe os fatos mais recentes e faça sua doação.
Fonte: CNBB
Leia Mais

Lançado o concurso para o hino da CF 2012

A CNBB está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2012. O prazo para o envio das composições à CNBB é até o dia 15 de maio. A primeira etapa foi concluída em 1º de fevereiro, com a escolha da letra.
“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2012”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.
Já as inscrições para o concurso do cartaz continuam abertas até o dia 03 de junho. Comunicadores, Agentes da PASCOM, Designers, Agentes da Campanha da Fraternidade nos estados, ou qualquer pessoa interessada está convidada a criar e enviar para a sede da CNBB, em Brasília, seu trabalho gráfico.
“No cartaz deverá conter uma imagem ou arte que represente o lema da CF 2012, além dos seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2012”; “Fraternidade e saúde pública” e “Que a saúde se difunda sobre a terra (Cf. Eclo, 38,8)”.
Mais informações sobre a Campanha da Fraternidade estão disponíveis no site da CNBB (www.cnbb.org.br).
Fonte: CNBB

Leia Mais