quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Saquarema lança Plano Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Saquarema lançou nesta segunda-feira, 20/12, o Plano Municipal de Cultura, editado em formato de livro e que está sendo distribuído para as escolas das redes pública e privada do município. O material também estará disponível para download no site oficial da Prefeitura (www.saquarema.rj.gov.br).

No volume de 84 páginas são apresentadas as diretrizes para a Educação no município para os próximos dez anos, a partir de diagnósticos feitos com base nas modalidades estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, ou seja: ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação especial e educação ambiental. No ensino fundamental, a meta é ampliar a oferta da Educação Infantil de forma a atender, nos próximos 5 anos, a 30% das crianças com até 3 anos de idade, e a 80% da população de 4 a 6 anos. Também estão previstas ações para a redução das taxas de repetência e evasão escolar.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também aparece como prioridade no Plano, inclusive com proposta de abertura de parcerias com instituições de ensino superior para que se favoreça o desenvolvimento de projetos compromissados com a melhoria do ensino tanto na educação básica quanto na superior. O estímulo a parcerias também se estende à Educação Especial que, entre outras coisas, deverá ser estimulada através da formação de professores para melhor atender à demanda no município. De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Paula Giri Fortunato, o plano é importante porque mostra não só a realização de um sonho, mas também aponta caminhos para a sua prática, através da aplicação de suas diretrizes. “Este plano é um primeiro passo, que será aperfeiçoado ao longo dos anos através da prática nas escolas”, reforçou.

Fonte: Secretaria de Comunicação

0 comentários: