sábado, 25 de dezembro de 2010

Crisma: vem Espírito Santo!

Nossa Paróquia esteve em festa neste último domingo (19) pois 59 jovens de nossa comunidade completaram sua caminhada e receberam das mãos de nosso bispo Dom Roberto Francisco o sacramento da Crisma, ação do Espírito Santo na vida do cristão e a partir de agora na vida deles. A missa realizada na Igreja Matriz estava completamente lotada.


Em sua homilia Dom Roberto ressaltou a responsabilidade do sacramento que eles receberam e os alertou da importância de sempre manter uma fé viva, sustentada em Cristo, para assim assumir um compromisso com sua Igreja, ajudando ao próximo, nos trabalhos pastorais e na vida da comunidade. Lembrou também que o papel do cristão não se limita aos "muros da igreja" mas deve alcançar a nossa sociedade atual: "O cristão deve ser parte da sociedade, não ficar excluso dela. São vocês, que hoje assumem esse compromisso, que vão sustentar a Igreja, mas também fortalecer a nossa sociedade. Ao exercer o nosso direito de votar, ao defender o nosso país dos corruptos, a combater a pobreza e as injustiças, ao defender o meio ambiente, fruto do obra de Deus..." 


Após a homilia nosso pastor convidou a cada crismando e seus padrinhos a renovarem seus compromissos batismais, acendendo a vela no círio, o fogo novo da Páscoa, próprio Cristo. No momento mais sublime cada crismando foi chamado pelo nome e foram ungidos pelas mãos de nosso bispo com o santo óleo do crisma, renascimento através do Espírito Santo. No momento da comunhão novamente nosso bispo chamou cada um dos crismandos, que puderam comungar o Corpo e Sangue de Cristo.

No fim os crismandos agradeceram a atenção de nosso bispo Dom Roberto e de nosso pároco Pe Zito. À eles também foi dada uma mensagem de insentivo na caminhada da Igreja. No fim Pe Zito agradeceu a dedicação de cada crismando e também de seus catequistas, que mesmo sem muita estrutura se colocam a disposição da Igreja.Em nossa Paróquia a crisma acontece em diversas comunidades paroquiais. Um modelo diferenciado que tem recebido muitos elogios segundo o nosso pároco.




E atenção jovens com idade de 16 anos, que querem fazer sua crisma. As inscrições para a Crisma 2011 começam a partir do dia 3 de janeiro na Secretaria Paroquial.

0 comentários: