domingo, 12 de dezembro de 2010

Advento nos convida a fortalecer a paciência e constância, diz Papa

"O Advento nos convida a potencializar a tenacidade interior, a resistência do ânimo que nos permite não nos desesperar à espera de um bem que tarda a vir, mas ao invés disso, preparar sua vinda com ativa confiança", afirmou o Papa Bento XVI no Ângelus deste 3º domingo do Advento.
Neste sentido, o Santo Padre propôs uma comparação com o camponês, que após semear a terra, tem que esperar alguns meses com paciência e constância, sabendo entretando que a semente cumprirá o seu ciclo. E acrescentou: "O agricultor não é fatalista, mas é modelo de uma mentalidade que une de maneira equilibrada a fé e a razão, porque, de um lado conhece as leis da natureza e realiza bem o seu trabalho, e por outro, confia na Providencia, porque algumas coisas fundamentais não estão nas suas mãos, mas nas mãos de Deus".
"A paciência e a constância são precisamente síntese entre empenho humano e entrega a Deus", destacou Bento XVI.
Mas como fortalecer o coração, já bastante frágil, diante dessa cultura instável na qual estamos inseridos? questiona o Papa. E responde: "A ajuda que não falta, é a Palavra de Deus (...) tudo passa e muda, mas a Palavra de Deus não passa".
Bento XVI destacou que a Bíblia é uma "bússola" de orientação, diante das vicissitudes da vida, que fazem-nos sentir perdidos, sem saída. "Os profetas - aquelas pessoas a quem Deus chamou para falar em seu nome - encontram sua alegria e força na Palavra de Deus".
"Embora, muitas vezes, os homens busquem a felicidade em estradas erradas, o profeta anuncia a verdadeira esperança - aquela que não desilude, porque é baseada na fidelidade de Deus", afirmou o Santo Padre. E complementou: "Com o batismo, cada cristão recebeu uma dignidade de profeta e pode redescobri-la e alimentá-la com uma 'escuta regular' da Palavra de Deus".

Fonte: Canção Nova

0 comentários: