sábado, 5 de junho de 2010

Corpus Christi reúne milhares de fiéis


A milenar solenidade de Corpus Christi, que relembra os mistérios da Santíssima Eucarístia, instituída na Santa Ceia, começou cedo em Saquarema. Desde as 18h da quarta-feira (2) fiéis, escolas, instituições, ong’s, artesãos e entidades utilizaram cerca de 40 toneladas de sal e 1 tonelada de serragem para confeccionar os tradicionais tapetes. Esse ano um recorde, os cerca de 300 tapetes que somados chegaram a ocupar 900 metros do centro, enriquecendo e embelezando toda a cidade.

Com temas religiosos e principalmente em defesa dos bens naturais e sociais, os tapetes alertavam a todos sobre a destruição das florestas, a falta de água, a disseminação de práticas como o aborto, eutanásia e o uso das drogas que tanto assustam e destroem a família brasileira. Todos foram bem confeccionados acompanhados de uma frase bíblica que impressionavam os que passavam para a visitação: “Os tapetes estão maravilhosos para a passagem de Jesus! Não conhecia esta parte de Saquarema!” disse Maria Silva, do Rio.

Missa e Procissão
A missa campal foi presidida pelo Pe Joge Ignaczuk [VEJA AS FOTOS] na Praça Oscar de Macedo Soares e contou com a presença de milhares de fiéis que louvavam à Cristo na Santíssima Eucarístia. Em sua homilia, Pe Jorge, ressaltou a presença e a necessidade do pão eucarístico na vida de todo o mundo. Ao término a procissão passou por cima dos tapetes com Jesus Eucarístico encerrando com bênção e terço na Igreja Matriz.

A Solenidade de Corpus Christi envolve toda a religiosidade de nosso povo, e já parte do calendário da cidade, envolvendo também os aspectos, culturais, artísticos e turísticos. Neste ano ela foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Nazareth e pela Paróquia Santo Antônio, com apoio da Venerável Irmandade, da Prefeitura Municipal, do Supermercado Bassamar, da Rio Lagos Transportes e do Supermercado São Lucas.

0 comentários: