sábado, 12 de junho de 2010

Arquidiocese de Niterói é homenageada na ALERJ

Dentro das comemorações do seu ano jubilar, a Arquidiocese de Niterói foi homenageada na tarde da última sexta-feira, 11 de junho, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Na mesma cerimônia, o Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena, recebeu o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, e o seu Bispo Auxiliar Dom Roberto Francisco Ferrería Paz o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.
Realizada na sede da Alerj, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, a sessão solene extraordinária foi conduzida pelo deputado estadual Rodrigo Neves. Alem dos homenageados, fizeram parte da mesa o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; o Vigário Episcopal de São Gonçalo, Padre Ademar Ermilindo Pimenta; o deputado estadual Alessandro Molon e o vereador de São Gonçalo, Marlos Costa.
Na abertura da sessão, transmitida ao vivo pela TV Alerj, o deputado estadual Rodrigo Neves fez considerações, com dados históricos, sobre a caminhada da Arquidiocese de Niterói, e a apresentação dos currículos dos homenageados. As manifestações de júbilo foram seguidas por todos os demais componentes da mesa, durante duas horas de cerimônia.
- Agradecemos a Deus por essa boa notícia, pela caminhada da Igreja em Niterói que cumpre sua missão no campo da evangelização e da responsabilidade social, afirmou Dom Orani.
Durante sua intervenção, o Arcebispo lembrou que a cidade do Rio de Janeiro, a caminho dos seus 450 anos, por muitos anos serviu ao Brasil como sede, capital e centro de decisões. Quando era criada a Arquidiocese de Niterói, há 50 anos, desmembrada da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Igreja estava se organizando não só no seu aspecto interno, mas preocupada em servir melhor ao povo, fazendo-se mais presente na sua história.
- Nós nos unimos a todo o povo de Deus, através dos dois irmãos no episcopado, que compartilham conosco o trabalho de evangelização neste Estado do Rio de Janeiro. São duas Províncias Eclesiásticas que levam adiante a bela e importante missão de ser presença e anúncio do Cristo Ressuscitado, ressaltou o Arcebispo Dom Orani.
A Arquidiocese de Niterói, em plena celebração de seus 50 anos de existência, foi criada pelo Papa João XXIII a 26 de março de 1960, através da bula “Quandoquidem verbis”. Como diocese, existe desde 27 de abril de 1892, há, portanto, 118 anos, governada por seis Bispos e por quatro Arcebispos. Atualmente a Arquidiocese é composta por 185 Presbíteros, sendo que 13 são religiosos. Também possui 58 paróquias, vinculadas a seis regiões episcopais, e distribuídas em treze cidades: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.
O Bispo Auxiliar de Niterói Dom Roberto Francisco Ferrería Paz foi o primeiro a ser homenageado, recebendo o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.
- É uma honra ser cidadão do Estado do Rio de Janeiro. Gosto do jeito de ser do povo fluminense. Como servidor do Evangelho, me sinto cidadão do infinito, do mundo. Apesar das minhas limitações, peço a Deus que me ajude na minha missão de Bispo e como bom cidadão, de lutar pela dignidade das pessoas e colaborar para que as cidades sejam mais humanas e hospitaleiras, afirmou Dom Roberto.
Ao fazer uso da palavra, o Bispo Auxiliar também agradeceu o reconhecimento prestado à Arquidiocese de Niterói, lembrando que a Igreja se coloca como servidora da sociedade, voltada à promoção da vida humana em todas as suas dimensões. Disse que para desempenhar a missão, a Igreja convoca todos os cristãos para evangelizar, uma mensagem que não é nova, mas que permanece como um caminho para se viver bem.
Nascido em Montevidéu, no Uruguai, em 5 de junho de 1953, Dom Roberto há muitos anos é cidadão brasileiro. Ordenado Presbítero em 1989, foi incardinado na Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Depois de desempenhar inúmeros cargos, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar de Niterói, recebendo a ordenação episcopal em 22 de fevereiro de 2008.
Em seguida foi a vez de Dom Frei Alano Maria Pena, que recebeu o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro pelas mãos do deputado estadual Rodrigo Neves, acompanhado pelo deputado federal Antônio Carlos Biscaia.
Citando palavras de Jesus, o Arcebispo de Niterói disse que se sentia “um servo inútil”, mas que agradecia a Deus por “conservá-lo” no mundo. Também agradeceu a Deus pela homenagem recebida, pelo envio do Bispo Auxiliar para colaborador do seu pastoreio, e particularmente por ter sido reconduzido ao seu Estado, depois de ter exercido o pastoreio por muitos anos fora do Rio de Janeiro. Por fim, num gesto sublime, dedicou a homenagem ao povo sofrido de sua Arquidiocese.
- A homenagem que estou recebendo como pastor, dedico a todas as pessoas que foram vitimas das chuvas em Niterói e São Gonçalo, no último mês de abril, sobretudo às que perderam a vida e às famílias que estão desabrigadas, concluiu o Arcebispo.
Nascido no Rio de Janeiro em 1935, Dom Alano foi formado na escola dos dominicanos, recebendo a ordenação presbiteral em 1961. Eleito como Auxiliar de Belém do Pará, foi ordenado Bispo em 25 de maio de 1975. Com o lema “Que todos sejam um”, conduziu as dioceses de Marabá (PA), Itapeva-SP e Nova Friburgo-RJ. Em 23 de novembro de 2003 tomou posse, o quarto na linha sucessória, como Arcebispo da Arquidiocese de Niterói.
Durante a cerimônia, Dom Alano e Dom Roberto foram homenageados por seminaristas do Seminário São José, de Niterói, com apresentações de cantos sacros. Entre os presentes, o Padre Lincoln de Almeida Gonçalves, da Paróquia São Cosme e São Damião, do Rio de Janeiro.
Muito feliz com a homenagem à Arquidiocese e aos seus pastores, Monsenhor Oswaldo Nunes Motta, que exerce o ministério em Niterói há 48 anos, hoje como capelão da Arquiconfraria Nossa Senhora da Conceição, disse que a iniciativa era justa e louvável, pelo muito que foi feito ao ser humano, independente de sua confissão religiosa. Disse que a Igreja está sempre pronta para servir, sem discriminações, na busca de caminhos para solucionar problemas pessoais e comunitários.
- Louvo a Deus pelo reconhecimento. É uma deferência agradável ao clero e ao povo, a todos nós que formamos a família de Deus em Niterói, afirmou.
Na parte da manhã, o clero de Niterói esteve reunido na Catedral São João Batista, onde participaram da Hora Santa e concelebraram a Eucaristia com Dom Alano e Dom Roberto, por ocasião do encerramento do Ano Sacerdotal e do Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.


Matéria retirada do Site Oficial da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Texto e fotos: Carlos Moioli

0 comentários: