quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz é o novo Bispo de Campos

Tomou posse na manhã de sábado, dia 30 de julho, o novo Bispo da Diocese de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Uma grande carreata foi preparada para saudar a população da Diocese de Campos e anunciar a chegada do novo Bispo.
Dom Roberto passou em carro aberto abençoando os fiéis, e em sua chegada ao santuário o novo bispo recebeu inúmeros abraços de boas-vindas dos presentes e falou que suas expectativas são às melhores, e completou: “Campos é uma diocese dos desafios. E todos nós crescemos com os desafios… estou chegando para trabalhar junto com todos.”
A cerimônia de posse aconteceu no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Autoridades religiosas estiveram presentes, entre elas, nosso Arcebispo Dom Frei Alano Maria Penna OP, além de vários bispos do Regional Leste I, sacerdotes, religiosas, diáconos. Também foi possível ver uma expressiva presença de fiéis do norte e noroeste fluminense, além dos fieis de nossa Arquidiocese, na qual Dom Roberto Francisco esteve nos últimos três anos como Bispo-auxiliar.
Pouco antes do começo da cerimônia, Dom Roberto Guimarães agora Bispo Emérito falou em entrevista a rádio anunciadora que embora tenha vivido momentos difíceis e embaraçosos na Diocese de Campos teve a ajuda e a benção de Deus para superar estes momentos, e completou: “eu tive a benção de ordenar 49 padres, quase a metade dos padres da Diocese hoje, fico feliz e agradeço a Deus porque tive essa felicidade.” Sobre o Dom Roberto Francisco seu sucessor, ele falou que as expectativas são muitas em especial há de preencher as lacunas que por ventura ficaram abertas. E completou: “Por que somos humanos e erramos.”
Dom Orani João Tempesta, O. Cist, Arcebispo do Rio de Janeiro falou que é uma alegria está na pose do novo bispo de Campos:  “Para Dom Roberto Francisco Ferreria Paz todas as graças necessárias para seu pastoreio.” O Arcebispo do Rio de Janeiro também aproveitou para falar sobre o trabalho desempenhado por Dom Roberto Guimarães a frente da Diocese de Campos por 15 anos, e ressaltou a ordenação de 49 padres enquanto a Diocese esteve sobre o seu governo: “E um povo que reza e com isso há uma animação vocacional e ao mesmo tempo há um crescimento pastoral, isto é, a igreja se renovando com as vocações e com os trabalhos pastorais.”
Com a igreja completamente lotada, Dom Roberto Francisco foi aclamado de pé ao entrar ao lado de seu antecessor, Dom Roberto Gomes Guimarães, e de nosso Arcebispo Dom Frei Alano Maria Penna OP.
Ainda estavam presentes o vice-prefeito de Campos dos Goytacazes, Francisco Arthur de Souza Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Nahim, a prefeita do município de São João da Barra, Carla Machado, e os secretários municipais e autoridades militares que junto com todos os presentes aplaudiram de pé o novo Bispo.
Em seu discurso de posse, Dom Roberto Francisco, ressaltou a importância do pastoreio desempenhado por Dom Roberto Guimarães, ao longo dos últimos 15 anos que esteve à frente da Diocese de Campos. Também pediu apoio e orações de toda “família diocesana”, para que ele possa prosseguir firme na fé o seu pastoreio que está apenas começando.
Ao final da celebração, o novo Bispo dirigiu-se para frente do altar onde cumprimentou a todos.

Fonte: Arquidiocese de Niterói

0 comentários: