quarta-feira, 16 de março de 2011

JMJ 2011 investe em sustentabilidade

Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri será um evento sustentável, respeitoso com o meio ambiente e com emissões zero de gases poluentes. 100% natural é o programa que servirá de marco a todas as atividades sustentáveis que acontecerão durante a jornada e que manifestam o compromisso de celebrar uma Jornada que não contamine o meio ambiente.

"Entregar uma Terra em boas condições às novas gerações é uma preocupação de todo o cristão, e, portanto, também da Jornada Mundial”, explica a responsável pelo projeto, Eva Latonda.

O cálculo para a devida compensação das emissões de gases – inevitáveis em eventos gigantescos como esse – será feito pela companhia Zeroemissions, com a posterior compra de créditos voluntários de carbono.

“Estamos encantados por colaborar com este projeto. Esta prática de compensação voluntária de emissões é cada vez mais usual e está marcando tendência em eventos nos quais se reúne uma grande quantidade de pessoas. Por exemplo, foi feito nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver 2010 e nos shows do grupo U2”, complementou o diretor de Zeroemissions, Emilio Rodríguez Izquierdo.

Os créditos de carbono são um instrumento contemplado no protocolo de Kioto. Esses créditos geram-se através de projetos sustentáveis que, sem a ajuda econômica que supõe a aquisição desses créditos, não poderiam continuar. No caso da JMJ de Madrid, serão comprados créditos em cinco projetos, um em cada continente: um campo de energia eólica em Nueva Caledonia, uma mini hidráulica em Honduras, um projeto de reflorestamento na Uganda e dois projetos de recuperação de metano em aterros da China e Turquia.

Mais

Outros exemplos de iniciativas sustentáveis sob o marco de 100% natural são: o lançamento de uma aplicação online de car pooling, que colocará em contato os jovens que venham para a Jornada de carro ou outros meios com os que buscam uma maneira de participar dos eventos mas não dispõem de transporte, para reduzir o número de veículos; a criação de uma "Ruta sostenible", desde Madri até Cuatro Vientos, para fomentar que os peregrinos se desloquem de maneira ecológica, caminhando ou de bicicleta); e a instalação de bicicletas geradoras de energia em Cuatro Vientos, para que os participantes da JMJ possam recarregar seus celulares, portáteis, reprodutores de mp4, etc.

Também foi aberto um concurso para a criação do logo de 100% natural, do qual os jovens podem participar. O prêmio será uma viagem a Roma para 2 pessoas – mais informações no site da Jornada.

Fonte: Canção Nova 

0 comentários: