sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Viva a Virgem de Nazareth!

Procissão


Durante toda a quinta-feira a Igreja Matriz de Saquarema, berço desde 1630 da devoção Mariana no Brasil, estava repleta de fiéis que vinham de várias partes pedir e agradecer pelas diversas graças conseguidas através da intercessão da Virgem Maria, tão carinhosamente chamada de Nossa Senhora de Nazareth.

Logo pela manhã os fogos e badaladas dos sinos anunciavam um dia especial para toda a cidade. Missas desde às 6h deixaram a igreja repleta de devotos durante todo o dia. Era perceptível no rosto de cada um o carinho especial pela Virgem de Nazaré, as lágrimas e pedidos, os agradecimentos e sorrisos que partiam de todos os cantos.

Além dos diversos padres que estiveram compartilhando desta alegria, tivemos também a presença de Dom Alano, pastor de nossa Arquidiocese, que celebrou às 10h. Em sua homilia nos lembrou do silêncio da Virgem, que diante de toda a surpresa do anúncio do anjo se calou e aceitou os desígnios do Senhor através do seu “sim”, “faça-se”, que perdurou os 33 anos, chegando até ao pé da cruz, quando vendo o sacrifício de seu filho estava em silêncio.

Às 12h, com o canto do Magnificat, iniciava a Missa Solene, presidida pelo Pe Ademar Ermelindo, Vigário Episcopal de São Gonçalo, que serviu por 14 anos em nossa Paróquia. Em sua reflexão lembrou a todos os fiéis do compromisso que a Virgem Maria teve e nos convida a ter com o Senhor e suas obras. Utilizando palavras de São Pedro Damião, comparou a Virgem Maria a uma casa, construída por Deus, para que o Rei pudesse habitá-la. “Templo de Deus alicerçado no Espírito Santo, repleto de deus, que vem para ser luz dos povos.”

Momento da coroação
No fim da missa o momento mais esperado por todos, quando a Virgem Maria é retirada de seu nicho para ser coroada pelos seus fiéis. Trazida em meio a todo o povo que acompanhava a missa, levou todos a emoção. O terço, o manto e por fim a coroa simbolizam presentes dos seus filhos que veem na Virgem Maria a Rainha de suas vidas, intercessora junto a Deus. Após a descida e coroação a imagem ficou exposta aos fiéis, que emocionados vinham recorrer por suas graças.

Às 18h a última missa do dia, era celebrada por todos aqueles que deixaram suas casas, embarcaram nos ônibus e com fé e devoção chegaram até nossa cidade: os romeiros. Às 20h os sinos, fogos e a corneta anunciaram a descida da imagem da Virgem Maria, que desce de sua igreja para abençoar a todos. No fim uma homenagem do cantor Elimar Santos que emocionou a todos com o canto da Ave-Maria e a queima de fogos.

0 comentários: