segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dom Roberto é nomeado Bispo de Campos

O Papa Bento XVI anunciou no dia 8 de junho, a transferência do Bispo auxiliar Niterói, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, para a diocese de Campos, no Rio de Janeiro.A missa de posse de Dom Roberto, como Bispo Diocesano de Campos, será no dia 30 de julho às 10h, no Santuário N.Sra. do Perpétuo Socorro. 

Comunicação de Dom Alano à Arquidiocese de Niterói

Na qualidade de Arcebispo Metropolitano de Niterói, tenho a honra de comunicar ao clero, religiosos, diáconos permanentes, leigas consagradas, seminaristas e a todos os fiéis católicos de nossa Arquidiocese que tornou-se oficialmente pública a nomeação por Sua Santidade o Papa Bento XVI de S. Excia. Revma. Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, nosso mui estimado Bispo Auxiliar para assumir, como Bispo Diocesano, o governo pastoral da Diocese de CAMPOS DE GOYTACAZES, neste nosso Estado do Rio de Janeiro.

Ergamos fervorosas preces ao Senhor Jesus nas intenções de Sua Excelência e de seu novo ministério pastoral.

Niterói, 08 de Junho de 2011
+ D. Fr. Alano Maria Pena, OP
Arcebispo Metropolitano de Niterói

Mensagem de Dom Roberto ao povo de Deus da Igreja particular de Niterói


A nomeação para Bispo Diocesano de Campos provoca em mim sentimentos encontrados e inquietações que confio a Maria Auxiliadora e seu Filho o Salvador.

Meu coração apresenta primeiramente uma imensa e sincera gratidão para com Dom Alano, que me recebeu como um filho, irmão e amigo, para com todo o clero niteroiense com o com o qual vivenciei sempre um relacionamento profundamente fraterno, animado e sempre estimulante, as comunidades que me introduziram como se fosse e deveras o sou, da família desenvolvendo vínculos de amizade cristã que nunca passarão.

Sinto-me devedor por tanta gentileza, ternura e carinhos dispensados a minha pessoa e devo confessar que a Arquidiocese de Niterói me proporcionou um verdadeiro estágio de formação episcopal, dilatando meu coração de pastor e ampliando minha visão de Igreja.

Alegra-me e consola-me o fato de que ficarei próximo, sendo Bispo de uma Província que prima pela comunhão, fidelidade e coresponsabilidade na atenção às necessidades da Igreja Universal e das dioceses que a integram.

Ainda como Bispo referencial do Leste 1, do laicato em suas diversas expressões: conselhos de leigos, novas comunidades, movimentos, ADCE, associações e irmandades; poderei manter contatos e acompanhar com solicitude a tantas lideranças da Arquidiocese que muito me edificaram e contribuíram para o meu pastoreio.

Finalmente, como responsável pela formação presbiteral dos seminaristas de Campos estarei profundamente ligado ao Seminário São José, um dos melhores seminários da Igreja, o que me enche de orgulho, de satisfação e de confiança.

Posso dizer com o coração aberto, que Niterói e sua preciosa Igreja nunca sairão da minha memória e que continuarei sempre a rezar e interceder pro seu povo e seus pastores.
Deus seja louvado!
Niterói, 08 de Junho de 2011
+ Dom Roberto Francisco Ferreria PazBispo Auxiliar de Niterói

Fonte: arquidioceseniteroi.org.br

0 comentários: