quarta-feira, 13 de abril de 2011

Viagem de Bento XVI à Alemanha terá cunho ecumênico

Uma visita que “não é voltada somente aos católicos”. Assim é definida a viagem que o Papa Bento XVI fará à Alemanha, entre os dias 22 a 25 de setembro, pelo o presidente da Conferência Episcopal alemã, monsenhor Robert Zollitsch.

A Igreja na Alemanha antecipou a data e o itinerário da visita pastoral, e em comunicado destacou que esta será uma visita de cunho “ecumênico”, em especial na cidade de Erfurt, onde Martin Lutero inciou a reforma protestante. “A visita do Santo Padre à região de  Eichsfeld quer ser um sinal de encorajamento e reforçamento na nossa fé”, destaca o bispo de Erfurt, Dom Joachim Wanke, em comunicado aos bispos alemães.

Encontro com autoridades civis e religiosas 

Segundo o bispo de  Erfurt, este terceiro retorno de Bento XVI à Alemanha “prevê hospedagens nas maiores cidades, Berlim, Erfurt e Friburgo, e grandes celebrações litúrgicas nas três dioceses”.

Nesta terça-feira, 12, foi lançado o site dedicado à viagem de setembro (papst-in-deutschland.de). Na página é possível conferir informações sobre a programação e fazer a pré-inscrição para a participação das celebrações Eucarísticas que serão presididas por Bento XVI.

A partir da publicação da programação oficial  por parte da Santa Sé, os bispos alemães anteciparam as linhas gerais dos eventos: A chegada do Papa no aeroporto de Berlim, na quinta-feira, 22 de setembro, está prevista para às 10h30 e depois das visitas oficiais estão previstas três Missas papais, uma delas celebrada diante do Palácio de Charlottenburg.

No dia seguinte, o Pontífice irá à Erfurt, onde encontrará com membros da Igreja evangélica alemã no convento agostiniano da cidade e lá será realizada uma celebração ecumênica da Palavra. 

Durante a tarde, ele visitará o santuário de Etzelsbach, em Eichsfeld, e no sábado, 24 de setembro, presidirá lá a celebração da Eucaristia. 

No fim deste dia, Bento XVI se hospedará em Friburgo onde se encontrará com membros da Igreja Ortodoxa e em seguida participará da vigília de oração com os jovens da região.

Na manhã do domingo, 25 de setembro, o Papa presidirá  uma Missa no aeroporto de Friburgo, e na parte da tarde fará um discurso na Sala de Concertos da cidade para depois retornar a Roma.  

O programa da visita, ressalta ainda o comunicado dos bispos alemães, prevê ainda um encontro de Bento XVI com representantes do Conselho dos Judeus, com delegados do Islamismo e com membros do Comitê central dos católicos alemães.

Na programação também estão previstos encontros com as autoridades máximas de Estado, entre elas, a chanceler Angela Merkel. 

Fonte: Canção Nova 

0 comentários: