segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dia 11/01 - Batismo do Senhor


Hoje se inicia o Tempo Comum da liturgia, com suas leituras próprias. Neste ano (B), as leituras dominicais são tiradas seqüencialmente do Evangelho de Marcos. Por outro lado, as leituras feriais, que se iniciam amanhã, partirão dos Evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas, nesta ordem, à medida que as leituras de cada Evangelho forem completadas.
O Evangelho de Marcos poderia ser chamado de "Evangelho apostólico", tendo em conta a narrativa de Atos dos Apóstolos (cf. At 1,21-22). Lucas, tradicionalmente considerado o autor de Atos, narra que, ao escolherem o apóstolo que preencheria a vaga deixada por Judas Iscariotes, Pedro estabelece o critério fundamental: "É necessário, pois, que, dentre estes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor viveu em nosso meio, a começar do batismo de João até o dia em que dentre nós foi arrancado, um destes se torne conosco testemunha da sua ressurreição". O Evangelho de Marcos, o qual, conforme a tradição, veicula as memórias recebidas de Pedro, é o que mais fielmente retrata o período entre o batismo de João e o encontro do túmulo vazio.
Marcos, ao mencionar que Jesus veio de Nazaré da Galiléia, caracteriza sua origem humilde, da periferia. Era uma região povoada por gentios e pobres, desprezados, diferenciando-se da Judéia, que era o espaço privilegiado do judaísmo, com suas elites em Jerusalém. Marcos, repetidamente, acentua esta origem humilde de Jesus, identificando-o com o Nazareno (Mc 1,24; 10,47; 14,67; 16,6).
Jesus, atraído pelo anúncio de João, vem a ele para ser batizado. O batismo é narrado sob a forma de uma teofania apocalíptica: saída das águas, o céu que se rasga, a descida do Espírito, como uma pomba, e a voz celestial. Assumir o batismo de João e o seu anúncio, conforme o testemunho do Espírito, é do "pleno agrado" do Pai. Após o batismo, Jesus muda seu estilo de vida: abandona o cotidiano vivido em sua terra e começa sua missão, anunciando a Palavra que transforma o mundo (primeira leitura) e comunicando o Espírito de amor que nos une à vontade de Deus (segunda leitura).
O nosso batismo é um compromisso de seguimento de Jesus, na transformação deste mundo pelo amor de Deus, incutido em nosso coração por Jesus.

0 comentários: