quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Irmã Sônia se despede de Saquarema

Por PASCOM
Na manhã de hoje, dia 1 de outubro, foi celebrada uma Missa de despedida no Centro Social Madre Maria das Neves para a Irmã Sônia Marinho, que foi administradora do mesmo durante os últimos seis anos e para 4 postulantes que passaram dois meses de aprendizado em nossa Paróquia. Na celebração, presidida por nosso Pároco foram lembrados momentos marcantes e fundamentais da passagem da Irmã Sônia por Saquarema, além de várias homenagens prestadas. A irmã que estava emocionada dirigiu belas palavras de incentivo: “Quando entramos em uma congregação perdemos nossa identidade e passamos ser a congregação.” Ela agora segue seu caminho dentro da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência indo para Pernambuco. Para relembrar dos momentos da Ir. Sônia, nós da PASCOM queremos prestar também uma homenagem, postando a entrevista que ela concedeu ao Jornal Mensageira da Serra no mês de julho.


MS: Irmã, a senhora poderia nos contar um breve histórico do Centro Social Madre Maria das Neves, seus fundadores e sua trajetória até os dias de hoje?
Irmã Sônia: Maria das Neves era amiga do Dr. Oscar de Macedo, que fez um convite a ela, que tinha recentemente ficado viúva, para vim ajudar na pequena maternidade, no município de Saquarema, ainda desconhecido por ela. Quando chegou, ficou impressionada com a realidade do local, que apresentava um grande número de pobres e necessitados sem apoio. Com isso Maria das Neves se sentiu chamada a uma vocação e decidiu ingressar na Ordem das Carmelitas, que prima pela pobreza, castidade, obediência e humildade. Em busca de apoio, agora, Madre Maria das Neves, vai a Campos pedir esmolas, e descobre uma casa que cuidava de velhos e crianças, que precisava de ajuda, e assim começa um novo trabalho. Mal sabia ela que Deus à reservava poucos anos de vida. Então, ela ficou lá mais 6 anos e faleceu, deixando 3 irmãs e 1 postulante, e foram justamente essas 3 confiantes na providência divina, que deram continuidade a essa congregação. Durante a permanência da Madre Maria das Neves em Campos, a casa de caridade, aqui em Saquarema, permaneceu sem a ajuda das irmãs. Só retornamos à Saquarema em 1959, exatamente à 50 anos atrás, com a missão de cuidar das crianças, e assim segue até hoje.

MS: O Centro Social Madre Maria das Neves é reconhecido como uns dos melhores formadores da qualidade de vida das crianças e jovens de nossa cidade. Quais são as atividades voltadas a essas crianças?
Irmã Sônia: Nós cuidamos das crianças, de suas famílias e de todas as pessoas que nos procuram. Eu falo que a nossa casa, é a casa de todos. Aqui nós acolhemos todas as pessoas, os mais diversos atendimentos, mas a prioridade, realmente, é acolher as crianças e suas famílias. E aqui nós cuidamos da criança no seu aspecto integral. Como diz o tema, que estamos celebrando esse ano: “50 anos: Edificando vidas, através do amor.”. E justamente isso é uma síntese de tudo aquilo que nós vivenciamos no dia-a-dia com nossas crianças. Amor, A: Atitude, quais são as atitudes que nós trabalhamos com as crianças no nosso dia-a-dia. A nossa preocupação é justamente ajudar as crianças à edificar a paz, em um mundo tão violento, tão agressivo, é possível construir e edificar a paz, que deve começar por nós mesmos. Então, nós trabalhamos com as atitudes de respeito, de fraternidade, de perdão, de não ao egoísmo, de não a violência. Tudo aquilo que vai valorizar a pessoa e ajudar a pessoa a construir dentro de si essa paz. M: Motivação, o que nos impulsiona? É justamente a promoção da vida, promover a vida dessas crianças, para que elas sintam amadas, se reconheçam como pessoas, então nós oferecemos a educação humana e cristã, nós cuidamos da alimentação, da saúde, da higiene, do esporte, da cultura, da informática. Tudo aquilo que vai ajudar a criança, a promover a vida da criança, é isso que nós procuramos trabalhar com nossas crianças. Nós temos também uma mística, O: de Oração, e nós trabalhamos para apresentar a essas crianças quem é Jesus. Ele que é o caminho, a verdade e a vida. Independente de religião, mas a formação cristã, a pessoa de Jesus Cristo, quem é Jesus Cristo. E R: Resultado, o que nós queremos? O que nós pretendemos, para essas crianças? É justamente, ajudar a essas crianças a se engajar na sociedade, a serem reconhecidas na sociedade, e ajudar na construção dessa sociedade. É este o nosso trabalho.

MS: Sabemos que o Centro Social completa 50 anos de fundação, quais são as metas e previsões para o futuro?
Irmã Sônia: A perspectiva é que realmente nós possamos,cada vez mais, ajudar as crianças, as suas famílias, a tornassem pessoas dignas e encontrando seu espaço na sociedade, para que elas sejam reconhecidas e valorizadas como pessoas. Nós não gostaríamos de perder essa perspectivas, pois esse é o nosso principal objetivo: o trabalho com as crianças, a encontrar consigo mesmas, a amá-las e saber que elas também são capazes, elas são uma esperança para o mundo de amanhã. Não é porque elas são pobres, carentes, pois não valorizamos a pessoa pelo que ela tem, mas sim pelo que ela é. Então nós trabalhamos isso: Quem são vocês? Vocês são pessoas, que são dignas, e são reconhecidas como filhos e filhas de Deus.

0 comentários: