segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Por volta das 14:50h desse dia 20 de setembro, a cidade de Saquarema parou, como para em todo o dia 8 de setembro, dia consagrado à Nossa Senhora de Nazareth, que apareceu milagrosamente neste mesmo dia nos rochedos onde hoje esta construída a Igreja Matriz. Desta vez para reverenciar a Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, com sua Imagem Peregrina que veio visitar nossa cidade.
Após sua passagem por vários municípios de nossa Arquidiocese a Imagem da Virgem de Nazaré chegou à Bacaxá, distrito de Saquarema, onde uma grande multidão já estava a sua espera. Após, a Virgem foi conduzida a um carro aberto, onde D. Orani Tempesta a levou até o centro da cidade acompanhado de uma grande carreata na principal avenida, onde as pessoas montaram um grande cordão que preencheu cerca de 5km.
Chegando no centro da cidade, onde está o berço da devoção a Nossa Senhora de Nazaré, a Imagem foi passada das mãos de D. Orani as mãos do Pe José Alves (Pe Zito), pároco de Saquarema, que subiu as escadarias da Igreja Matriz, cercado de uma grande multidão de devotos. Ela foi conduzida até a porta da Igreja, onde houve cerimônia política e entrega de honrarias aos Bispos.
Ao adentrar na Igreja, a imagem foi novamente saudada pelos fiéis, que ali ansiosamente desde as primeiras horas da manhã já esperavam. Sendo colocada em seu trono, a Virgem foi coroada por D. Roberto Francisco, Bispo Auxiliar de Niterói, que também fez a consagração da cidade de Saquarema a Virgem de Nazaré, fazendo a intenção da futura construção de um Santuário dedicado a Virgem de Nazareth em Saquarema.
Depois de breves palavras ministradas pelo administrador da Festa de Nazaré, os Bispos reunidos, D. Orani e D. Roberto deram a solene bênção com a Imagem Peregrina, que logo após continuou sua viagem retornando ao Rio de Janeiro.
Todos que estavam ali ficaram maravilhados e emocionados, como D. Roberto, que disse: “Onde está Nossa Senhora está o povo, e é isso que podemos ver aqui hoje!” Também Edimilson Monteiro, paraense, que está presente desde sua infância em todos os Círios e que disse: “Para mim é uma emoção dupla. Já acompanhei o Círio de Nazaré na corda, e hoje estou aqui neste santuário como irei fazer sempre em minha vida, acompanhando a Virgem de Nazaré.”.

0 comentários: