terça-feira, 30 de setembro de 2008

Domingo, Páscoa semanal dos Cristãos

O “primeiro dia da semana” tornou-se dia do Senhor (domingo). Portanto, agora é do Senhor este dia! E quando dizemos do Senhor, falamos do Cristo ressuscitado, vivo. Isto significa: Este é o dia especial, "primordial", no dizer do concílio Vaticano II (cf. SC 106), em que as comunidades cristãs, reunidas em assembléia, fazem esta experiência: O Senhor Jesus Cristo está vivo em nós e nós temos vida em sua vitória sobre a morte. Este é o dia semanal da Páscoa, ou seja, dia em que a Páscoa do Senhor e nossa é experimentada como bem viva, presente, aqui e agora. Como diz São Jerônimo (+ 419), cheio de entusiasmo: "O domingo é o dia da ressurreição, o dia dos cristãos; é o nosso dia".

Por isso que em algumas línguas esse dia até recebeu o nome, não de “domingo”, mas de “dia da ressurreição”. Por exemplo, entre os gregos bizantinos, o domingo é chamado de anastasimós. Na lingua russa, por influência da cultura religiosa bizantina, é chamado de vosskresenije. São nomes que significam a mesma coisa: “ressurreição”, “dia da ressurreição”. O domingo é o dia semanal da Páscoa.

Quando os discípulos e discípulas de Jesus, no primeiro dia da semana, perceberam que Jesus está vivo, encheram-se de intenso júbilo: Não estava tudo perdido, não! Muito pelo contrário: Agora é que começa o tempo bom, o tempo novo, o dia novo e eterno. Estamos salvos, para sempre. O futuro é garantido e certo. Na Páscoa de Cristo passamos da situação de frustração e de morte para uma situação de vitória certa e de vida. Esta é a grande riqueza deste dia, dia do Senhor, dia dos cristãos, dia das comunidades cristãs, dia de toda a criação renovada.

Verdadeiro "sacramento da Páscoa", este dia nos faz reviver, toda semana, a mesma experiência dos primeiros discípulos e discípulas: O Senhor está vivo nas lutas e vitórias da gente, e as lutas e vitórias da gente ganharam sentido na luta e vitória definitiva de Cristo. Neste dia, como aos apóstolos reunidos no cenáculo, ele aparece a nós reunidos em assembléia litúrgica e nos diz: "A paz esteja com vocês" (cf. Lc 24,36; Jo 20,19). Em outras palavras: Fiquem tranqüilos, não fiquem tristes, não se desesperem. Estou vivo, sou eu! Sintam-se comigo também vencedores...

Como celebramos este "sacramento" semanal da Páscoa, que chamamos domingo? Pela Eucaristia, pois nela celebramos precisamente a memória daquilo é a essência mesma do dia do Senhor: Páscoa!... “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa ressurreição...”, dizemos nós na oração eucarística.

O domingo é também o dia da escuta da Palavra. Pois foi nesse dia que o Senhor ressuscitado abriu o sentido das Escrituras aos dois discípulos de Emaús (cf. Lc 24,25-27). É neste dia que Jesus continua a nos falar mediante a Palavra proclamada nas assembléias dominicais.

Neste dia os cristãos celebram a sua páscoa semanal, também pelo repouso. Pois, pelo repouso dominical, que renova nossas energias, celebramos (evocamos, simbolizamos) o repouso total que a Páscoa de Cristo nos garantiu a partir deste dia.

Celebramos este dia como um dia de festa, por ser o dia mais bonito da semana: Páscoa semanal dos cristãos, dia do Sol verdadeiro, dia da eternidade, dia do Espírito Santo que reúne e anima nossas assembléias, dia do Evangelho e da evangelização, dia da solidariedade pela visita aos doentes e participação em mutirões, dia da própria natureza em festa recebendo nossa visita. O canto dos pássaros, o murmúrio das águas, o calor do sol, a sombra das árvores, a brisa afagante, a beleza das flores, a dança borboletas, tudo evoca e celebra o mistério da vida que a Páscoa de Cristo resgatou. É a natureza em festa, sob o olhar contemplativo do ser humano, celebrando o Senhor dos dias que deu novo brilho e sentido a tudo. Por isso, faz sentido neste dia entrarmos em comunhão também com a natureza criada e re-criada no primeiro de todos os dias e, ao mesmo tempo, ouvir sua voz suplicante: Deixem-me viver, não me destruam, para poder celebrar sempre, com vocês, a nossa vitória, a vitória da Vida sobre a morte, que o domingo tão bem representa!

Frei José Ariovaldo da Silva, OFM

Leia Mais

Agenda Outubro - Festa de Nossa Senhora Aparecida

12/10/2008 - Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

Capela de São Sebastião e N. Sra. Aparecida - Comunidade do Boqueirão

-03 à 11 de Outubro

18:30h - Novena Preparatória;

19h - Celebração e Coroação de N. Sra. Aparecida;

-12 de Outubro

06h - Alvorada;

10h - Celebração da Palavra;

16h - Procissão com a réplica oficial da Virgem de Aparecida saindo da Capela de São João Batista em direção à Capela do Boqueirão; enquanto isso haverá a reza do santo Rosário na Praça da Capela do Boqueirão;

17:30 - Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida na Capela do Boqueirão;

19h - Procissão de N. Sra. Aparecida pelas ruas do bairro;

22h - Grande Louvor com Banda Católica.

Haverá barracas com comidas típicas.

Breve: Programação das festas de Santa Edwiges (Barra Nova) e São Judas Tadeu (Jardim)
Leia Mais

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Notícias da Paróquia no Mês de Setembro

-Encontro Paroquial com Seminaristas do Seminário São José (Arquidiocese de Niterói)

No domingo, 14 de setembro, a nossa paróquia recebeu uma grande graça, recebemos alguns seminaristas do nosso Seminário Arquidiocesano, além do reitor deste mesmo Seminário. Foi uma tarde de aprendizagem sobre a “vocação”, saber como trabalhá-la em nossa vida Paroquial. No fim ocorreu uma bela Adoração ao Santíssimo Sacramento.

-Encontro Paroquial com Candidatos à Prefeito e a vereador do município de Saquarema

Seguindo os parâmetros estipulados pela CNBB sobre as Eleições Municipais, foi realizado em nosso Vicariato uma Celebração presidida por Dom Roberto com todos os candidatos a prefeito das cidades da Região dos Lagos. Em nossa Paróquia também foi assim, durante duas semanas os candidatos ao cargo de vereador e prefeito de nosso município fizeram parte de uma espécie de sabatina onde respondiam a perguntas feitas pelos paroquianos sobre os diferentes aspectos da vida política em nossa cidade. Durante uma semana foram expostas as propostas de alguns vereadores que estiveram presentes. Já na outra semana foram esclarecidas as propostas dos quatro candidatos à prefeitura municipal. Na segunda a candidata Franciane, na terça o candidato Thiago Cócaro, na quarta Dalton Borges e na quinta o candidato Lourival Gomes. Com grande presença de público durante os quatro dias, foi uma grande oportunidade para os candidatos exporem seus planos governamentais. As perguntas foram as mesmas para cada candidato, sendo que cada pergunta foi estipulada por membros de cada uma das comunidades paroquiais. E é isso as eleições já se aproximam, e essa foi uma grande e inédita idéia em nosso município que concerteza esclareceu a dúvida de muitos eleitores.
Leia Mais

Festa de Nossa Senhora de Nazareth

>>Apesar de já estarmos no final do mês de setembro, é de suma importância falar da festa de nossa querida Mãe << Um marco na fé do povo saquaremense! Remetida do Círio de Nazaré em Portugal, a imagem da Virgem chegou por aqui no ano de 1630, durante o processo de colonização da província. Logo em sua chegada um feito lembrados por todos até hoje, a pequena e bela imagem foi encontrada por simples pescadores após uma grande tempestade sofrida por eles no mar. Logo nos primeiros dias um grande mistério circundava o aparecimento da imagem, a imagem sumia do lugar onde era colocada e aparecia no lugar onde fora encontrada. Desde 1630 até hoje, se passaram 378 anos de prodígios e milagres realizados pela Virgem de Nazareth. A cada milagre sua fama aumentava e hoje essa fama é espalhada por vários cantos do país. Não podia ser diferente, esse ano novamente o povo lotou e celebrou com grande alegria a festa de uma Mãe que se adaptou a necessidade de cada um de seus filhos. A festa foi iniciada no dia 30 de agosto com a Novena em preparação ao dia da Natividade de Nossa Senhora, a cada dia durante uma hora, Maria nos chamava a estar rezando o seu terço, como ela pediu em Fátima, e a estar diante de seu Filho no Sacramento da Comunhão. Cada comunidade paroquial foi representada um dia na novena. Foram nove dias intensos com pedidos a cada mistério rezado em honra a Mãe. No dia 7 de setembro, às 10 horas foi celebrada a Missa Solene pela Pátria, completamente lotada, toda a Igreja rezou por um país melhor. No dia 8, grande dia da Natividade de Nossa Senhora, realizou-se um capítulo a parte da vida cristã, mesmo com uma chuva que caiu durante todo o dia, todas as Missas estavam cheias de devotos da Virgem de Nazareth. Às 6h, 7h, 8h, 9h e 10h, todas essas celebrações ficaram completamente repletas de fiéis. A Missa Solene das 12h, presidida pelo nosso Arcebispo, Dom Alano Maria Pena, também estava repleta. À tarde os nossos amigos da Radio Catedral transmitiram ao vivo o Terço da Misericórdia para todo o estado. Às 18h foi celebrada a última Missa e logo após ocorreu a procissão de Nossa Senhora de Nazareth, incrivelmente a chuva cessou durante toda a procissão, o povo novamente compareceu, rezando e pedindo a Virgem. Durante todo o percurso pelas históricas ruas da cidade notava-se nos rostos das pessoas uma incrível admiração, veneração e respeito pela Mãe. No fim uma grande queima de fogos celebrou todo o nosso agradecimento a Maria. Salve Maria de Nazareth!!!

Leia Mais

domingo, 28 de setembro de 2008

Final do Mês da Bíblia

Livro de suma importância, que nos traz todos os ensinamentos. Esse é o principal fundamento da Bíblia, comemorada por nós durante todo esse mês que passou. Mas porque ler a Bíblia? Se acreditamos no Deus, e na sua morte e ressurreição, acreditamos também em suas palavras, escritas lá pelos profetas. Desde a criação, passando pela revelação de Deus sobre o seu Filho, também os contos das benfeitorias realizadas por Deus, os 4 livros do Evangelho e a revelação de Deus sobre o nosso futuro. Sim, é lá onde encontramos o nosso socorro nas horas tristes e dolorosas, é lá onde encontramos a alegria, o conselho. É de grande importância colocar a Bíblia em nossa vivência, no nosso dia-a-dia, em nossas famílias em nossos lares, assim teremos realmente a vida em plenitude. E que venha outubro, mês das missões...
Leia Mais

Campanha de Evangelização 2008


Estamos nos aproximando do tempo santo do Advento, de preparação em todos os sentidos para a celebração do mistério da Encarnação do Filho de Deus. Como parte integrante desta preparação, a Igreja no Brasil optou pela realização da "Campanha para a Evangelização", que neste ano tem como tema: “Acolhamos o Príncipe da Paz”. É importante que tenhamos sempre em mente o fato de que somente através do trabalho evangelizador, poderemos levar todas as pessoas a celebrarem conscientemente o mistério do Natal a fim de que esta celebração produza frutos que permaneçam. A Campanha para a Evangelização, além de estar em perfeita harmonia com o espírito do tempo do Advento, também tem a finalidade de angariar fundos que garantam a continuidade da obra evangelizadora no nosso país. Com o resultado da coleta nacional para a evangelização não só realizamos a manutenção da CNBB nacional e regional e a realização dos seus trabalhos como também financiamos projetos evangelizadores em todo o território nacional, daí o motivo da nossa exortação para que haja o maior empenho de todos na sua realização.

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Secretário Geral da CNBB
Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo Metropolitano de Aparecida Presidente da Comissão Episcopal da CNBB
Leia Mais

Semana Nacional da Família

Promovida pela CNBB e articulada pela Pastoral Familiar acontece entre os dias 1º e 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida, cujo tema é “A Inviolabilidade do Direito à Vida”. O evento é fruto do compromisso assumido pelos bispos do Brasil reunidos na 43ª Assembléia Geral da CNBB, que aconteceu em 2005, em Itaici (SP).“O objetivo da Semana é celebrar anualmente o dia do Nascituro com a Semana de Defesa e Promoção da Vida, por meio de mobilização nas paróquias e dioceses de todo o país”, diz o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, padre Luiz Antônio Bento.A primeira mobilização para a Semana da Vida aconteceu no 12º Congresso da Pastoral Familiar, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), no início do mês, de 5 a 7. Padre Bento lembra, também, que o evento vai ser divulgado em todas as comunidades do país, por meio de cartazes e folders. “O evento deve atingir todas as regiões para colocar em evidência o valor da vida e da dignidade humana que são bens inegáveis e inestimáveis”, diz o assessor.

Retirada de: www.cnbb.org.br

Leia Mais

26º Domingo do Tempo Comum

"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês. Pois João Batista veio para mostrar a vocês o caminho certo, e vocês não creram nele; mas os cobradores de impostos e as prostitutas creram. Porém, mesmo tendo visto isso, vocês não se arrependeram e não creram nele." (Mt 21, 31-32)

Jesus nos dá um grande exemplo no Evangelho deste domingo. Ao ser questionado pelos sacerdotes Jesus contou-lhes uma pequena parábola e também fez um questionamento a eles, descrito acima. E hoje, juntamente com este Evangelho, da mesma forma que Ele perguntou aos sacerdotes, ele nos pergunta: E você acredita em João Batista, acredita nos milagres realizados por mim, acredita nos santos, acredita na Igreja Católica, acredita na Bíblia? Esse é o grande questionamento deste Evangelho. Cristo não nos condena, mas nos pede um auto-exame: Estou preparado para ir para o Reino de Deus? Hoje várias coisas nos impedem de chegar até lá, mas não desista, é de suma impotância frequentar as missas, orar e principalmente acreditar no Cristo e no Reino dos Céus. Afinal lá é nossa verdadeira casa, Deus nos recepciona de braços abertos, só depende de nós.
Leia Mais

sábado, 27 de setembro de 2008

Paróquia Virtual

É com grande alegria que hoje inauguramos nosso pequeno blogger, numa missão que só cresce. Esse é apenas o primeiro passo que nossa Paróquia dá no ramo da Internet. Desde a criação da PASCOM (Pastoral da Comunicação), a nossa Paróquia já avançou muito na relação "paróquia-paroquiano", criamos o email da Paróquia, um canal direto de dúvidas e sugestões, hoje inauguramos esse pequeno espaço onde colocaremos nossas notícias e eventos e em breve estaremos, com a graça de Deus e da Virgem de Nazareth, estaremos lançando um grande sonho, o nosso site, que será mais um canal de nossa aberta comunicação com você irmão e irmã paroquiana e também com todos os visitantes. Então, que nossa Paróquia seja bem-vinda à Internet, e você, principalmente, seja e sinta-se bem acolhido nesse cantinho de graça e amor.

Salve Maria!!!
Leia Mais