sábado, 21 de novembro de 2009

Este é o dia que o Senhor fez para nós

Quer ter um dia diferente? Um dia voltado para o Senhor? Este é o dia!

Organizado pelas Pastorais da Juventude e da Música, "Este é o dia que o Senhor fez para nós" não é só um evento jovem, mas para todos que querem ter verdadeiramente um dia para o Senhor. Então venha, vamos louvar, adorar e aprender os seus ensinamentos! Ele está a sua espera!

Dia 29 de Novembro
A partir das 9h
Saquarema Futebol Clube

Louvor, Missa, Pregação, Adoração e Show.

Presenças da Toca de Assis e da cantora Jean, lançando seu novo CD, Uma bênção para você.

Ingressos (R$2,00) a venda, com os Grupos Jovens, com os Ministérios de Música e com a Pastoral da Comunicação. Não percam! Este é o seu dia!
Leia Mais

domingo, 15 de novembro de 2009

Visita do Padre Djalma

Em visita a nossa arquidiocese, Pe Djalma, fundador do Projeto de Missão MIPA, passou por paróquias onde está implantado este projeto: Araruama, São Gonçalo e aqui em Saquarema. Na nossa Paróquia ele nos visitou no último dia 15, com uma tarde de formação com todos os que participam deste projeto.


Leia Mais

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Celebrações de Finados

Dia 02 de novembro de 2009
Horários das Missas

08h - Capela de São João Batista (Centro)
10h - Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazareth
10h - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Sampaio)
17:30h - Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazareth
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu
filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não
pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
Leia Mais

domingo, 25 de outubro de 2009

Jovens chamados à Santidade...

Por Padre Aparecido Rubin-Comunidade Canção Nova

O Catecismo da Igreja Católica cita um trecho precioso do Cardeal Neyman, cuja atualidade é evidente nas circunstâncias em que vivemos:"A riqueza é o grande deus atual, a ela prestam homenagem instintiva a multidão e toda a massa do homem. Medem a felicidade de acordo com o tamanho da fortuna e, segundo a fortuna, medem também a honradez... Tudo isto provém da convicção de que tendo riqueza tudo se consegue. A riqueza é, pois, um dos ídolos atuais, da mesma forma que a fama... A fama, o fato de alguém ser conhecido e fazer estardalhaço na sociedade, chegou a ser considerada um bem em si mesma, um sumo bem, um objetivo, também ela, de verdadeira veneração." (CIC. 1723) Jovens, vocês, não foram feitos para o pecado! Deus nos fez para as alturas da comunhão com Ele e entre nós. Mesmo que sejamos pecadores, sempre soará em nós a voz da consciência, segredo que é presente do Senhor, grito silencioso a atrair-nos para o bem. E o verdadeiro bem é o próprio Deus.O homem mais perfeito não é o técnico, o político, o competente administrador, mas o santo. E este pode - e deveria! - ser o modo de viver do homem de nossos dias, em qualquer área.Perguntar-me-eis: "mas é possível ser santo hoje?" Se só pudéssemos contar com os recursos humanos, a empresa pareceria-nos justamente impossível. De fato, bem conheceis os vossos sucessos e as vossas derrotas; sabeis que tipo de fardo pesa sobre o homem, quantos perigos o ameaçam e que conseqüências provocam seus pecados. Às vezes, podemos deixar-nos levar pelo desânimo e chegar a pensar que não é possível mudar nada no mundo, nem em nós mesmos.Se o caminho for árduo, tudo, porém, podemos naquele que é o nosso Redentor. Por isso, não vos dirijais a outros, se não a Jesus. Não procureis em outra parte aquilo só Ele nos pode dar, uma vez que não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens que nos possa salvar (conf. At 4,12). Com Cristo, a santidade - "projeto divino para todo batizado"- torna-se realizável. Contai com Ele; crede na força invencível do Evangelho e ponde a fé como fundamento da vossa esperança. Jesus caminha conosco, renova os nossos corações e fortalece-nos com o vigor do seu Santo Espírito.
"Ninguém te menospreze por seres jovem. De tua parte,procura ser para os que creêm um exemplo, pela palavra, pelo modo de proceder, pelo amor, pela fé, pela castidade. Até que eu chegue aí, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te descuides do carisma que está em ti, que foi dado mediante uma profecia acompanhada da imposição das mãos dos presbíteros. Reflete bem nisto, ocupa-te destas coisas,para que o teu progresso seja manifesto a todos. Presta atenção sobre ti e sobre o que ensinas. Persevera messas disposições e nessas práticas. Agindo assim, salvarás a ti mesmo e aos que te ouvem". (1 Tm 4, 12-16)
Existe muita bondade e retidão atuando na descrição de tantas pessoas. É gente que assumiu como projeto de vida o caminho das bem-aventuranças (Mt 5, 1-12). A santidade é obra do Senhor no meio do seu povo: "sede santos, porque eu sou santo" (Lv 11,44).Tal estilo de vida assusta, já que "o mundo não nos conhece porque não conheceu ao Pai" (1Jo 3,1-3). Mas, esta é a única possibilidade de mudanças, pois só Deus pode transformar radicalmente a realidade, urge espalhar uma revolução de santidade cujos frutos se espalharão para fazer um mundo diferente.É o próprio Papa João Paulo II, que nos roga: " Jovens de todos os continentes, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio!".

Leia Mais

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Juventude em Ação

Por Moisés Vicente
Deus está vem abençoando a juventude católica saquaremense, a Paróquia está muito bem sustentada por seus grupos jovens e a Pastoral Jovem vem sendo reedificada com os pilares do amor de Deus e Nossa Senhora. Podemos notar que sobre Saquarema paira uma grande ação do Espírito Santo de Deus, cada vez mais o Senhor vem colocando no coração de muitos a vontade de servir e seguir, e Ele está fortemente ao lado do futuro da igreja, que é a juventude. Resta a nós jovens sermos como Maria Santíssima que disse sim a Deus, que nós possamos ter essa capacidade de enxergar a vontade dele para nossas vidas e não tenhamos medos de seguir e servir a Ele que é o nosso Pai, Amigo e Senhor. Aos nossos irmãos paroquianos Deus vem pedindo que apoiem a juventude, ensinando, dando forças, estimulando, cobrando, dando oportunidades e fazendo tudo para que nossos jovens possam ser como tantos irmãos que hoje são servos em muitas obras do Senhor aqui na nossa Paróquia.
Jovens, sigam sempre o caminho de Deus, que é o caminho da salvação e nunca se esqueçam que Ele mesmo disse: “Vós sois o sal da terra...vós sois a luz do mundo”(MT 5, 13-14).
Leia Mais

Festa em Louvor a N.S.ª da Conceição Aparecida

Por Moisés Vicente
Na última segunda-feira 12/10, aconteceu na Capela de São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Boqueirão uma grande festa em louvor a Ela que é mãe Padroeira do Brasil. Como muito amor e dedicação foi preparada mais uma vez a tradicional festa que acontece anualmente na Capela, neste ano houve uma grande gincana com as crianças da comunidade que aconteceu durante o dia e arrecadou alimentos que serão doados, todas as crianças se divertiram muito e aprenderam mais uma lição de solidariedade. Os festejos não ficaram só nisso, houve missa, procissão e muito louvor a Deus. Só temos que glorificar a Deus e saldar nossa Mãezinha por mais um ano ter sido realizada essa comemoração maravilhosa.



Leia Mais

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Por PASCOM
Olá amigo internauta! Nosso Blogger está passando por algumas atualizações para beneficiar e facilitar a sua visita, não estranhem alguma modificação, dentro de algumas semanas tudo vai estar normal. Estaremos sempre aguardando a vossa visita. Ah! E não se esqueçam, o site de nossa Paróquia também está a pleno vapor, é só acessar: www.arquidioceseniteroi.org.br/pnsnazareth, e conferir tudo sobre nossa Paróquia.
Leia Mais

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Festa de Santa Edwiges

Por PASCOM
A Comunidade da Barra Nova estará em festa nesse mês de outubro com as festividades da padroeira, Santa Edwiges, conhecida por ser a protetora dos pobres e endividados. Segue abaixo o prospecto com toda a programação.

Leia Mais

Irmã Sônia se despede de Saquarema

Por PASCOM
Na manhã de hoje, dia 1 de outubro, foi celebrada uma Missa de despedida no Centro Social Madre Maria das Neves para a Irmã Sônia Marinho, que foi administradora do mesmo durante os últimos seis anos e para 4 postulantes que passaram dois meses de aprendizado em nossa Paróquia. Na celebração, presidida por nosso Pároco foram lembrados momentos marcantes e fundamentais da passagem da Irmã Sônia por Saquarema, além de várias homenagens prestadas. A irmã que estava emocionada dirigiu belas palavras de incentivo: “Quando entramos em uma congregação perdemos nossa identidade e passamos ser a congregação.” Ela agora segue seu caminho dentro da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência indo para Pernambuco. Para relembrar dos momentos da Ir. Sônia, nós da PASCOM queremos prestar também uma homenagem, postando a entrevista que ela concedeu ao Jornal Mensageira da Serra no mês de julho.


MS: Irmã, a senhora poderia nos contar um breve histórico do Centro Social Madre Maria das Neves, seus fundadores e sua trajetória até os dias de hoje?
Irmã Sônia: Maria das Neves era amiga do Dr. Oscar de Macedo, que fez um convite a ela, que tinha recentemente ficado viúva, para vim ajudar na pequena maternidade, no município de Saquarema, ainda desconhecido por ela. Quando chegou, ficou impressionada com a realidade do local, que apresentava um grande número de pobres e necessitados sem apoio. Com isso Maria das Neves se sentiu chamada a uma vocação e decidiu ingressar na Ordem das Carmelitas, que prima pela pobreza, castidade, obediência e humildade. Em busca de apoio, agora, Madre Maria das Neves, vai a Campos pedir esmolas, e descobre uma casa que cuidava de velhos e crianças, que precisava de ajuda, e assim começa um novo trabalho. Mal sabia ela que Deus à reservava poucos anos de vida. Então, ela ficou lá mais 6 anos e faleceu, deixando 3 irmãs e 1 postulante, e foram justamente essas 3 confiantes na providência divina, que deram continuidade a essa congregação. Durante a permanência da Madre Maria das Neves em Campos, a casa de caridade, aqui em Saquarema, permaneceu sem a ajuda das irmãs. Só retornamos à Saquarema em 1959, exatamente à 50 anos atrás, com a missão de cuidar das crianças, e assim segue até hoje.

MS: O Centro Social Madre Maria das Neves é reconhecido como uns dos melhores formadores da qualidade de vida das crianças e jovens de nossa cidade. Quais são as atividades voltadas a essas crianças?
Irmã Sônia: Nós cuidamos das crianças, de suas famílias e de todas as pessoas que nos procuram. Eu falo que a nossa casa, é a casa de todos. Aqui nós acolhemos todas as pessoas, os mais diversos atendimentos, mas a prioridade, realmente, é acolher as crianças e suas famílias. E aqui nós cuidamos da criança no seu aspecto integral. Como diz o tema, que estamos celebrando esse ano: “50 anos: Edificando vidas, através do amor.”. E justamente isso é uma síntese de tudo aquilo que nós vivenciamos no dia-a-dia com nossas crianças. Amor, A: Atitude, quais são as atitudes que nós trabalhamos com as crianças no nosso dia-a-dia. A nossa preocupação é justamente ajudar as crianças à edificar a paz, em um mundo tão violento, tão agressivo, é possível construir e edificar a paz, que deve começar por nós mesmos. Então, nós trabalhamos com as atitudes de respeito, de fraternidade, de perdão, de não ao egoísmo, de não a violência. Tudo aquilo que vai valorizar a pessoa e ajudar a pessoa a construir dentro de si essa paz. M: Motivação, o que nos impulsiona? É justamente a promoção da vida, promover a vida dessas crianças, para que elas sintam amadas, se reconheçam como pessoas, então nós oferecemos a educação humana e cristã, nós cuidamos da alimentação, da saúde, da higiene, do esporte, da cultura, da informática. Tudo aquilo que vai ajudar a criança, a promover a vida da criança, é isso que nós procuramos trabalhar com nossas crianças. Nós temos também uma mística, O: de Oração, e nós trabalhamos para apresentar a essas crianças quem é Jesus. Ele que é o caminho, a verdade e a vida. Independente de religião, mas a formação cristã, a pessoa de Jesus Cristo, quem é Jesus Cristo. E R: Resultado, o que nós queremos? O que nós pretendemos, para essas crianças? É justamente, ajudar a essas crianças a se engajar na sociedade, a serem reconhecidas na sociedade, e ajudar na construção dessa sociedade. É este o nosso trabalho.

MS: Sabemos que o Centro Social completa 50 anos de fundação, quais são as metas e previsões para o futuro?
Irmã Sônia: A perspectiva é que realmente nós possamos,cada vez mais, ajudar as crianças, as suas famílias, a tornassem pessoas dignas e encontrando seu espaço na sociedade, para que elas sejam reconhecidas e valorizadas como pessoas. Nós não gostaríamos de perder essa perspectivas, pois esse é o nosso principal objetivo: o trabalho com as crianças, a encontrar consigo mesmas, a amá-las e saber que elas também são capazes, elas são uma esperança para o mundo de amanhã. Não é porque elas são pobres, carentes, pois não valorizamos a pessoa pelo que ela tem, mas sim pelo que ela é. Então nós trabalhamos isso: Quem são vocês? Vocês são pessoas, que são dignas, e são reconhecidas como filhos e filhas de Deus.

Leia Mais

Semana Missionária para a Igreja na Amazônia


Por CNBB
Já está tudo encaminhado para ocorrer pela primeira vez na Igreja do Brasil a Semana Missionária para a Igreja Católica na Amazônia. No último dia 28 de agosto, a Comissão Episcopal para Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou para todas as dioceses do país o material necessário para divulgar a Semana: Texto-Base, folders e cartazes. Este ano a Semana acontece entre os dias 25 e 31 de outubro, com abertura às 9h da manhã na catedral da Sé, em Belém (PA).

“Queremos que esta iniciativa seja uma oportunidade para que todo o povo de Deus possa engajar-se cada vez mais na ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, afirmou o presidente da Comissão para a Amazônia, dom Jayme Henrique Chemello sobre as intenções do evento. Ele ainda completou: A Igreja deve “contribuir no sentido de que o Evangelho possa chegar com sua força transformadora a todos os cantos do nosso Brasil em geral e da Amazônia em particular”.

Segundo a assessora da Comissão, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, a Semana pretende envolver a Igreja no Brasil de diversas formas. “O projeto visa envolver a Igreja fazendo com que os leigos entendam a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo. Aspectos ecológicos, ambientais, econômicos, políticos e, sobretudo, os voltados para a evangelização”.

Ainda de acordo com irmã Irene, a principal meta do projeto é fazer conhecer a realidade amazônica.
“Queremos fazer conhecer e também responder às grandes transformações e desafios da Amazônia. Com a participação de toda a Igreja vamos enfrentar conjuntamente os desafios da Evangelização na Amazônia”.

“Diocese, paróquias e comunidades devem se envolver na realização da Semana Missionária para a Igreja na Amazônia, com o objetivo de chamar atenção para a região e a realidade social e ambiental na qual o seu povo vive. Cabe às igrejas particulares de todo o país lançar um olhar sobre o evento para que façam as pessoas se interessarem pelas causas da Amazônia”, ressaltou.

O projeto da Semana Missionária para a Amazônia foi aprovada na última Assembleia Geral da CNBB que aconteceu em abril passado, em Itaici, município de Indaiatuba (SP) os bispos aprovaram o projeto permanente da Semana Missionária para as Igrejas Católicas na Amazônia. Irmã Irene destacou que, para a Semana dar certo, é preciso o interesse das dioceses e paróquias para envolver os leigos.
Leia Mais

terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Pastoral da Música estará realizando sua reunião nessa próxima sexta-feira, dia 2 de outubro na Capela de São João Batista. Na reunião será debatida escala e outros importantes pontos para a Pastoral. Você músico católico é convidado e esperado lá, às 19:30h.
Leia Mais

01 à 07/10 - Semana Nacional da Vida - CNBB


Por Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina - Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família

A CNBB propõe a celebração da Semana da Vida que vai de 01 a 07 de outubro, já que o dia 08 é o Dia do Nascituro. O enfoque é a vida humana desde seu início na fecundação até seu fim natural. Os dois estágios mais frágeis da vida são os mais atacados: a vida do embrião no útero materno e a vida do idoso, especialmente, do idoso doente.
O Papa João Paulo II escreveu uma carta chamada “Evangelho da Vida” e agora o Vaticano publicou o Dicionário (Lexicon) sobre a família, a vida e questões éticas. Estes escritos, fundamentados na Bíblia, são um grito a favor da vida. A pastoral da criança, do Menor, da Juventude, são opções em favor da vida digna.
A Vª. Conferência realizada em Aparecida no mês de maio foi uma clara opção pela vida e a Campanha da Fraternidade de 2008 tem como lema “escolhe a vida”.
Os caminhos de morte são muitos, mas nós escolhemos a vida. Daí a luta pela ecologia, pelos pobres, pela inclusão social, pelos mandamentos do motorista, o mutirão de combate à fome, tudo é uma sinfonia em favor da vida. Como não defender a dignidade, a humanidade, a originalidade do embrião, do feto, do nascituro? Neste mutirão pela vida está o cuidado e atenção para com as gestantes e a educação para o amor convocando namorados, noivos e casais a serem promotores da vida. “Que os lares sejam ninhos da vida “ (Bento XVI) e que a vida seja acolhida, amada e respeitada nas famílias, na sociedade.
Cristo faz a vida livre, bela e grande e o reino de Deus é reino de vida. Somos chamados a ser profetas da vida, porque o projeto salvífico de Deus é um projeto de vida. O mandamento “não matarás” (Ex 20,13) é revelação da vontade divina e expressão da lei inscrita na natureza humana. O direito à vida precede quaisquer outros direitos. Todas as culturas reconhecem o valor inviolável da vida.
Muitas são as violações da vida como o uso de células embrionárias para pesquisa, o abortamento, a pílula do dia seguinte, métodos anticoncepcionais abortivos, a prática da eutanásia. Não podemos resolver problemas e às vezes até desordens morais praticando uma injustiça maior.
Vida sim, violência não. A prática do aborto é uma violência que desrespeita o instinto materno, os direitos do embrião, o direito à vida, o direito de nascer, nós que lutamos a favor até dos animais e da ecologia. Enfim, nossa Constituição Federal considera a vida como o valor mais importante a ser protegido pelo Estado.
A misericórdia divina de que tanto necessitamos deve fazer-nos misericordiosos com a vida intra-uterina e com a criação de institutos de defesa, apoio, proteção e assistência às gestantes. A crise ética de nossos tempos se expressa hoje na violência contra a vida e na exploração do embrião humano. Nada justifica a supressão deliberada de um ser inocente. Escolhamos a vida, os caminhos da vida, a cultura da vida e a civilização do amor.
Leia Mais

Projeto “Ficha Limpa” é entregue ao presidente da Câmara

Retirado do Site Oficial da CNBB
O Projeto de Lei de Iniciativa Popular que impede a candidatura de pessoas em débito com a justiça entrou hoje em sua segunda fase ao ser entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. Após recolher 1,3 milhão de assinaturas em apenas um ano e três meses, o Projeto, mais conhecido como “Campanha Ficha Limpa”, vai, agora, para tramitação na Câmara. Um grupo de parlamentares já se articula com os integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), responsável pela Campanha juntamente com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para garantir o sucesso do Projeto.
“Tenho a alegria cívica de receber o povo deflagrando o processo de uma nova lei [de iniciativa popular]”, disse o presidente da Câmara ao receber políticos, lideranças do MCCE e populares que lotaram o Salão Verde do Congresso para o ato de entrega das assinaturas. “Isso [Projeto de Lei de Iniciativa Popular] é demonstração da democracia direta”, completou o deputado, recordando os dez anos da Lei 9.840, a primeira de iniciativa popular no país, comemorados hoje.
O secretário da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, exaltou o trabalho do MCCE e dos voluntários que trabalharam na coleta das assinaturas. Ele também lembrou os dez anos da Lei 9.840. “Estamos pedindo ética na política e no trato com a coisa pública”, disse o secretário.
No Salão Verde da Câmara, carrinhos com pilhas de formulários com as assinaturas da Campanha Ficha Limpa davam a dimensão do trabalho do MCCE. Um grupo de crianças ficou todo o tempo ao lado dos formulários. “As crianças são o hoje do nosso país. Esperamos que elas tenham, dos que se candidatam, o exemplo e a dedicação ao bem comum”, sublinhou dom Dimas. Ao final, as crianças cantaram o Hino Nacional.
O que todos se perguntam agora é se o projeto caminhará no Congresso e se será aprovado a tempo de ser aplicado nas próximas eleições. O primeiro projeto de lei de iniciativa popular foi aprovado em tempo recorde de 35 dias, quando o mesmo Michel Temer era presidente da Câmara. “Espero que este projeto tenha a mesma tramitação [do primeiro projeto de lei de iniciativa popular]. Espero que, em pouquíssimo tempo, tenhamos aqui uma nova reunião para comemorar o sucesso do projeto”, observou Temer.
Segundo Temer, o projeto entregue à Câmara hoje será apreciado pelo Congresso “que terá liberdade de sugerir mudanças”. “Também queremos participar do processo de elaboração da lei”, destacou.
Nossa Paróquia se alegra por ser um grãozinho de areia nessa bela demostração da Igreja atuante em nosso Brasil. Durante meses coletamos assinaturas de diversos paroquianos, que foram enviadas e compõem esse imenso número, que concerteza será mais um peso para a aprovação dessa lei.
Leia Mais

Chá Colonial do Grupo Jovem de Sampaio


Por Patrícia e Júnior
O Grupo Jovem ao Encontro de Cristo, da comunidade de Sampaio Correia, estará realizando uma atividade beneficente as obras realizadas pela Pastoral da Juventude naquela localidade. Vamos ajudar nossos jovens que tanto necessitam de carinho e proteção. Informações abaixo:

Data do evento: 11/10/09
Horário: a partir das 15:00h
Local: Centro Pastoral São João Batista
Valor: R$ 3,00

O Chá Colonial está sendo organizado pelo Grupo Jovem ao Encontro de Cristo, mas com a ajuda de toda a comunindade N. S. da Conceição. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente com o Grupo Jovem e também no dia do evento, sem alteração do valor.
Leia Mais

Tarde de comemoração no apartamento Paroquial

Por Felippe Abreu
Foi realizado no dia 27 de novembro um lanche da tarde com a presença de vários coordenadores e membros de Pastorais, no apartamento da Paróquia, no segundo andar do supermercado Quality, no Boqueirão. Aproveitando a ocasião, foi inaugurada a sala onde a Pastoral da Criança vai coordenar as suas ações, que com a participação do Coordenador estadual e da Coordenadora municipal da Pastoral , com benção realizada pelo Pe. Zito. O projeto paroquial é fazer crescer as obras comunitárias naquele local, com cursos de artesanato, alfabetização, costura e outros, para isso precisamos terminar as obras no local e conseguir alguns voluntários. Que a Pastoral dê bons frutos e cresça cuidando dos nossos pequeninos para que eles também cresçam em Deus!

Leia Mais

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Grupo Jovem Unificados Pela Fé comemora seu segundo aniversário

Por Moisés Vicente
No último dia vinte e sete de Setembro, foi comemorado o segundo ano do Grupo Jovem Unificados Pela Fé da Capela de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, no Boqueirão. O grupo é um reacendimento da vontade de Deus na Capela, pois já havia acontecido a formação de outro grupo há anos atrás, que lamentavelmente se encerrou. Porém há dois anos atrás Deus novamente suscitou nos corações de alguns jovens a fundação de um novo grupo, então se reuniram para formá-lo: Ailton(Fofão), Thiago, Otávio, Verônica, Marina, Gleyciane e Moisés. Nesses dois anos muitas coisas aconteceram, coisas boas e ruins, mas o núcleo de coordenação, todos os jovens participantes e os colaboradores, com a força de Jesus e Maria Santíssima conseguiram chegar até aqui. Fica aqui o nosso imenso agradecimento a Deus por tudo que tem feito por esse grupo, e temos certeza que com as orações de todos Ele ainda nos concederá muitas outras bençãos.
Leia Mais

domingo, 27 de setembro de 2009

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Paróquia celebrará neste mês de outubro datas importantes no calendário liturgico. A primeira solenidade é da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade do Boqueirão, que vai do dia 3 ao dia 12 de Outubro. A Capela dedicada a Virgem Aparecida está situada na Rua São Gonçalo, s/nº, no Bairro do Boqueirão e estará aguardando sua visita. Daqui a alguns dias estaremos postanto as programações das demais comunidades.
Leia Mais

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Por volta das 14:50h desse dia 20 de setembro, a cidade de Saquarema parou, como para em todo o dia 8 de setembro, dia consagrado à Nossa Senhora de Nazareth, que apareceu milagrosamente neste mesmo dia nos rochedos onde hoje esta construída a Igreja Matriz. Desta vez para reverenciar a Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, com sua Imagem Peregrina que veio visitar nossa cidade.
Após sua passagem por vários municípios de nossa Arquidiocese a Imagem da Virgem de Nazaré chegou à Bacaxá, distrito de Saquarema, onde uma grande multidão já estava a sua espera. Após, a Virgem foi conduzida a um carro aberto, onde D. Orani Tempesta a levou até o centro da cidade acompanhado de uma grande carreata na principal avenida, onde as pessoas montaram um grande cordão que preencheu cerca de 5km.
Chegando no centro da cidade, onde está o berço da devoção a Nossa Senhora de Nazaré, a Imagem foi passada das mãos de D. Orani as mãos do Pe José Alves (Pe Zito), pároco de Saquarema, que subiu as escadarias da Igreja Matriz, cercado de uma grande multidão de devotos. Ela foi conduzida até a porta da Igreja, onde houve cerimônia política e entrega de honrarias aos Bispos.
Ao adentrar na Igreja, a imagem foi novamente saudada pelos fiéis, que ali ansiosamente desde as primeiras horas da manhã já esperavam. Sendo colocada em seu trono, a Virgem foi coroada por D. Roberto Francisco, Bispo Auxiliar de Niterói, que também fez a consagração da cidade de Saquarema a Virgem de Nazaré, fazendo a intenção da futura construção de um Santuário dedicado a Virgem de Nazareth em Saquarema.
Depois de breves palavras ministradas pelo administrador da Festa de Nazaré, os Bispos reunidos, D. Orani e D. Roberto deram a solene bênção com a Imagem Peregrina, que logo após continuou sua viagem retornando ao Rio de Janeiro.
Todos que estavam ali ficaram maravilhados e emocionados, como D. Roberto, que disse: “Onde está Nossa Senhora está o povo, e é isso que podemos ver aqui hoje!” Também Edimilson Monteiro, paraense, que está presente desde sua infância em todos os Círios e que disse: “Para mim é uma emoção dupla. Já acompanhei o Círio de Nazaré na corda, e hoje estou aqui neste santuário como irei fazer sempre em minha vida, acompanhando a Virgem de Nazaré.”.
Leia Mais





































Leia Mais