sábado, 31 de janeiro de 2009

Agenda Fevereiro - 2009 (Continuação)

02/02 - Dia da Apresentação do Senhor - Missa pelo Aniversário de falecimento de D. Carlos (Arcebispo de Niterói) - Missa às 18:30h na Capela de São João Batista

03/02 - Dia de São Brás (Protetor dos males da garganta) - Missa às 18:30h na Capela de São João Batista com Bênção da Garganta

A partir do mês de fevereiro às Adorações na Capela de São João Batista sofrerão as seguintes mudanças: -Terças: Hora Santa a partir das 17:30h terminando com Missa (Não haverá mais a Adoração das 6h às 18h)
-Quintas: Adoração começando às 8h e encerrando às 18:30h com Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento


Curso de Noivos- 8 de março, na Paróquia de Santo Antônio em Bacaxá (Mais informações tel:2031-0108)
Leia Mais

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

FOTOS: Festa de São Sebastião

Leia Mais

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Agenda Fevereiro - 2009


Festa de Nossa Senhora de Lourdes - Comunidade de Barra Nova - Dia 11/02/2009

Leia Mais

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Turminha do Zezinho - Ano Novo

Nesse mês de janeiro a Turminha do Zezinho deseja a você os mais sinceros votos de muita paz, alegrias e muitas...mas muitas brincadeiras! Confira a nossa tirinha, clique na imagem! Tchau galera e até o próximo mês! Fiquem com Deus!

*Retirado do Jornal Mensageira da Serra, Edição de Janeiro
Leia Mais

Maria Santíssima é a "Theotokos"

A Santa Igreja Católica no primeiro dia do ano civil, dedica e consagra à Virgem Maria o ano que se inicia com esta belíssima e mais importante invocação e título,pelo qual nós honramos e nos colocamos debaixo da proteção da Grande Mãe de Deus e à ela entregamos o ano novo que nasce. Resumidamente, podemos dizer que Nossa Senhora é Mãe de Deus e não da divindade. Ou seja, Ela é Mãe de Deus por ser Mãe de Nosso Senhor, pois as duas naturezas (a divina e a humana) estão unidas em Nosso Senhor Jesus Cristo. A heresia de negar a Maternidade Divina de Nossa Senhora é muito anterior aos protestantes. Ela nasceu com Nestório, então bispo de Constantinopla. Basta um pequeno raciocínio para reconhecer como é necessária a Maternidade Divina da Santíssima Virgem: Nosso Senhor morreu como homem na Cruz (pois Deus não morre), mas nos redimiu como Deus, pelos seus méritos infinitos. Ora, a natureza humana de Nosso Senhor e a natureza divina não podem ser separadas, pois a Redenção não existiria se Nosso Senhor tivesse morrido apenas como homem. Logo, Nossa Senhora, Mãe de Nosso Senhor, mesmo não sendo mãe da divindade, é Mãe de Deus, pois Nosso Senhor é Deus. Se negarmos a maternidade de Nossa Senhora, negaremos a redenção do gênero humano ou cairíamos no absurdo de dizer que Deus é mortal! Esta Verdade de Fé constitui-se no primeiro Dogma da Santíssima Virgem Maria,o primeiro a ser proclamado e o mais antigo,desde os primórdios,Nossa Senhora era invocada como Theotokos (termo grego),aquela que gerou Deus segundo a carne humana,este privilégio singular só foi concedido à Virgem Santíssima. Este Dogma foi definido no I Concílio de Éfeso que foi uma reunião dos bispos e líderes da Igreja que se desenrolou, em cinco sessões, entre 22 de Junho e 31 de Julho de 431 na cidade de Éfeso na Turquia. Foi convocado pelo Papa Celestino I e teve como resultados a condenação da heresia de Nestório e a proclamação de Maria, mãe de Jesus, como Mãe de Deus( Nestório era um bispo que negava a Divina Maternidade). Nessa reunião, os bispos proclamaram o "Dogma da Maternidade Divina de Maria", uma tentativa de pôr fim às heresias da época, como o arianismo e proporcionar o reconhecimento pelos cristãos de que a mãe de Jesus Cristo havia gerado em seu ventre não apenas o Cristo como homem, mas também o Cristo como Deus. Dizer que Maria não é Mãe de Deus é dizer que Jesus não é Deus pois o Dogma da Maternidade Divina é totalmente Cristológico. Portanto este Dogma mais do que todos nos direciona a Jesus Cristo que é verdadeiro Deus feito homem. Infelizmente vemos muitos dos nossos irmãos rezando a oração da Ave Maria de forma incorreta, muitos na segunda parte rezam: “Santa Maria mãe de Jesus...”Sim,Maria é a mãe de Jesus,mas ela é a também Mãe de Deus,pois Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem,concebido pelo Espírito Santo no seio da mesma Imaculada Virgem. Os Santos nos dizem nos seus ricos ensinamentos vejamos : Maria é o novo mundo preparado para receber o novo Adão.
Antes de formar o primeiro homem, Deus tinha-lhe preparado o magnífico palácio da criação. Colocado no Paraíso, o homem se deixou expulsar por causa da sua desobediência, e tornou-se, com todos os seus descendentes, presa da corrupção. Mas, Aquele que é rico em misericórdia, teve piedade da obra de Suas próprias Mãos, e decidiu criar um novo céu, uma nova terra, um novo mar para servir de morada ao Incompreensível, desejoso de reformar o gênero humano.
O que é este mundo novo, esta nova criação? A bem-aventurada Virgem Maria é o céu que mostra o sol da justiça, a terra que produz o rio da vida, o mar que traz a pérola espiritual... Como este mundo é magnífico! Como esta geração é admirável, com a sua bela vegetação de virtudes, e suas flores odoríficas da virgindade!... O que há de mais puro, de mais irrepreensível que a Virgem Mãe? Deus, luz soberana e imaculada, nela encontrou tantos encantos que se uniu, substancialmente, a ela, por meio da descida do Espírito Santo. Maria é a terra sobre a qual o espinho do pecado não conseguiu sequer florescer. Ao contrário, ela produziu o rebento, por meio do qual, o pecado foi completamente extirpado. De São Teodoro Studita (+ Constantinopla, 826.) - Os mais belos textos sobre a Virgem Maria
Quero encerrar esta meditação sobre este título da Virgem que é o mais glorioso,o mais importante e é também minha devoção preferida,com as belas palavras de São Cirilo de Alexandria grande defensor do dogma da Theotokos quando o foi proclamado o Dogma: "Viva Maria, Mãe de Deus! Foi vencido o inimigo da Virgem! Viva a grande, a augusta, a gloriosa Mãe de Deus!" Em memória desta solene definição, o Concílio de Éfeso (431) juntou à saudação Angélica (oração da Ave Maria) estas palavras simples e expressivas: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte."

David Bravo
*Retirado do Jornal Mensageira da Serra, Edição de Janeiro
Leia Mais

domingo, 18 de janeiro de 2009

FOTOS: Entronização do Santíssimo Sacramento na Serra





Leia Mais

sábado, 17 de janeiro de 2009

2º Domingo do Tempo Comum - Ano B


Eis o Cordeiro de Deus"No dia seguinte" é o terceiro dia da semana inaugural do ministério de Jesus, que culminará com as bodas de Caná, conforme o Evangelho de João. Em todos os Evangelhos, João Batista está na raiz do ministério de Jesus, que se fez discípulo dele e, dentre os demais discípulos que ali encontrou, foi formando seu próprio discipulado. Vendo Jesus que passava, João Batista repete a apresentação, anteriormente feita a André e ao outro discípulo que estava com ele: "Eis o Cordeiro de Deus!". A menção ao "cordeiro" (amnós, no grego) parece referir-se aos cordeiros sacrificados no templo, e diferencia-se do "cordeiro" (probaton, no grego) da Páscoa (citado em Ex 12,3-14). Seria, assim, uma alusão ao sacrifício de Jesus pelos sacerdotes do templo de Jerusalém. André e outro discípulo se põem a seguir Jesus. Este outro discípulo permanecerá incógnito e, como tal, voltará a ser mencionado em outros episódios ("o discípulo", "o outro discípulo", "o discípulo a quem Jesus amava", "o discípulo amado"); a tradição identifica-o com João, que seria o próprio autor do Evangelho. O breve diálogo que se estabelece entre eles e Jesus é revelador: "Que procurais?"; "Mestre, onde moras?"; "Vinde e vede!". É o encontro com Jesus "onde ele mora", isto é, na intimidade, na sua simplicidade e no seu acolhimento. Esta narrativa de João amplia a sucinta narrativa da vocação à margem do mar da Galiléia dos Evangelhos sinóticos. O chamado de Jesus e a adesão dos discípulos se fazem em uma relação de conhecimento, acolhimento e amor.

Fonte: paulinas.org
Leia Mais

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dia 11/01 - Batismo do Senhor


Hoje se inicia o Tempo Comum da liturgia, com suas leituras próprias. Neste ano (B), as leituras dominicais são tiradas seqüencialmente do Evangelho de Marcos. Por outro lado, as leituras feriais, que se iniciam amanhã, partirão dos Evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas, nesta ordem, à medida que as leituras de cada Evangelho forem completadas.
O Evangelho de Marcos poderia ser chamado de "Evangelho apostólico", tendo em conta a narrativa de Atos dos Apóstolos (cf. At 1,21-22). Lucas, tradicionalmente considerado o autor de Atos, narra que, ao escolherem o apóstolo que preencheria a vaga deixada por Judas Iscariotes, Pedro estabelece o critério fundamental: "É necessário, pois, que, dentre estes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor viveu em nosso meio, a começar do batismo de João até o dia em que dentre nós foi arrancado, um destes se torne conosco testemunha da sua ressurreição". O Evangelho de Marcos, o qual, conforme a tradição, veicula as memórias recebidas de Pedro, é o que mais fielmente retrata o período entre o batismo de João e o encontro do túmulo vazio.
Marcos, ao mencionar que Jesus veio de Nazaré da Galiléia, caracteriza sua origem humilde, da periferia. Era uma região povoada por gentios e pobres, desprezados, diferenciando-se da Judéia, que era o espaço privilegiado do judaísmo, com suas elites em Jerusalém. Marcos, repetidamente, acentua esta origem humilde de Jesus, identificando-o com o Nazareno (Mc 1,24; 10,47; 14,67; 16,6).
Jesus, atraído pelo anúncio de João, vem a ele para ser batizado. O batismo é narrado sob a forma de uma teofania apocalíptica: saída das águas, o céu que se rasga, a descida do Espírito, como uma pomba, e a voz celestial. Assumir o batismo de João e o seu anúncio, conforme o testemunho do Espírito, é do "pleno agrado" do Pai. Após o batismo, Jesus muda seu estilo de vida: abandona o cotidiano vivido em sua terra e começa sua missão, anunciando a Palavra que transforma o mundo (primeira leitura) e comunicando o Espírito de amor que nos une à vontade de Deus (segunda leitura).
O nosso batismo é um compromisso de seguimento de Jesus, na transformação deste mundo pelo amor de Deus, incutido em nosso coração por Jesus.
Leia Mais

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Agenda Janeiro - 2009

Festa de São Sebastião (Comunidade do Boqueirão)

*Clique na imagem para ampliar
Leia Mais